Treino excessivo pode prejudicar o coração

Atletas podem entrar num processo de gratificação ou de prazer e não medir o volume do treino e com isso prejudicar o funcionamento do coração

 01/06/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 06/06/2018 as 16:04

Logo da Rádio USP

Nesta semana, o professor Paulo Roberto Santiago fala do risco do treinamento excessivo, em especial como essa situação pode afetar o  coração. “Na tentativa de ter melhores desempenhos esportivos, ou até mesmo tentando superar seus limites, as pessoas acabam treinando muito e isso pode gerar um risco para a saúde”, diz o professor.

Santiago analisa estudo do professor Adelino Sanchez Ramos da Silva, da Escola de Educação Física e Esporte (EEFERP), e do  pesquisador Alisson da Rocha, da Faculdade de Medicina (FMRP), ambos da USP em Ribeirão Preto. Nele, os resultados mostram que, “ao treinar, a parede do coração já sofre algumas alterações naturalmente, chegando até mesmo a aumentar sua espessura. Quando o treino é em excesso, o coração deixa de exercer sua função saudável para  aguentar o treino que vai além do necessário”.

Entretanto, o professor Santiago adverte: “treinar não faz mal para o coração, ao contrário, traz boas adaptações para o funcionamento cardíaco. O problema é que os atletas que treinam constantemente entram em um processo de gratificação ou de prazer e não medem o volume do treino, e acabam passando do limite. Com isso, podem desenvolver uma possível disfunção cardíaca”. Ouça, no link acima, a íntegra da coluna do professor Paulo Santiago.

Por: Thainan Honorato

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.