Rubens Barbosa comenta decisão do Reino Unido em deixar a União Europeia

Quando se fez o referendo, a expectativa, na opinião de Barbosa, era de que o Reino Unido permanecesse na União Europeia

 28/06/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 26/04/2017 as 14:35

Montagem sobre fotos/Wikimedia Commons
Montagem sobre fotos/Wikimedia Commons

O embaixador Rubens Barbosa comenta em sua coluna semanal para a Rádio USP o referendo realizado no Reino Unido, cujo resultado surpreendeu a todos, causando grande perplexidade em todo o planeta. De acordo com o colunista, a decisão do plebiscito refletiu historicamente o que se passou entre o Reino Unido e a União Europeia, já que sempre houve uma grande resistência desta em se adaptar àquele, quando o correto era ter ocorrido o contrário.

Começa-se a discutir agora como vai se dar a negociação entre os dois protagonistas, mas algumas consequências já se fizeram sentir: a demissão do primeiro-ministro britânico e a possibilidade de a Escócia – que sempre apoiou a permanência na União Europeia – realizar, por sua vez, um referendo que colocaria em xeque sua continuidade  como membro do Reino Unido.

Para Rubens Barbosa, outras consequências, de curto e médio prazo, certamente virão, sobretudo nos campos econômico, comercial e financeiro.

Logo da Rádio USP

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.