Paradise Papers revelam radiografia nada honrosa do capitalismo

Uma ampla documentação revela que multinacionais e ultrarricos se beneficiam das vantagens oferecidas pelos paraísos fiscais

 13/11/2017 - Publicado há 7 anos
Logo da Rádio USP

Os Paradise Papers – fruto do trabalho de uma rede internacional de jornalistas “que estão atrás da verdade e não de fake news” – são o tema do colunista Gilson Schwartz. Em parceria com vários veículos de comunicação, os profissionais envolvidos nessa questão divulgaram uma radiografia profunda do capitalismo contemporâneo, do comportamento ético, financeiro e político das multinacionais e dos ultrarricos.

“É um acontecimento extraordinário na história econômica e que coloca o próprio diagnóstico, a própria definição do que é o capitalismo, frente a frente com revelações que vêm em função justamente de ser papers, documentação que está vindo a público”, diz Schwartz. São os meios de comunicação colocando em discussão as ameaças ao desenvolvimento humano e à sustentabilidade do planeta, em especial a própria perspectiva da democracia.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.