Revista “Cadernos de Filosofia Alemã” lança nova edição

Entre os temas da publicação está uma comparação entre posições de Kant e Hobbes sobre liberdade de expressão

 22/12/2017 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 04/01/2018 as 14:28
Túmulo de Thomas Hobbes na Igreja de São João Baptista, Derbyshire, Inglaterra – Foto: geograph.org.uk

A revista Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica e Modernidade lança mais uma edição (volume 22, número 4 , 2017) composta de sete artigos e três traduções.

Um dos destaques é o texto Criticar e obedecer versus mordaça e desobediência: críticas de Kant a Hobbes, em que Delamar Volpato Dutra compara as posições desses autores com relação à liberdade de expressão. Para Kant, a manifestação pública contra os decretos injustos do soberano não seria um fator de desestabilização da ordem, contrariando o posicionamento de Hobbes.

 

Em Para uma crítica política do capitalismo – a partir de Rahel Jaeggi, apresenta-se a proposta crítica de Jaeggi ao capitalismo. A professora de filosofia da Universidade Humboldt de Berlim propõe uma crítica em três dimensões: funcional, moral e ética.

 

A publicação ainda traz as traduções dos textos Diferença Sexual e Identidades Coletivas: A Nova Constelação Global, de Seyla Benhabib, Como pensar filosoficamente o social, de Franck Fischbach e A Fenomenologia do Espírito é a fundação última do ‘sistema da ciência’ hegeliano?, de Jean-François Kervégan.

 

A revista Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica e Modernidade está disponível na íntegra no Portal de Revistas USP

 

Mais informações: e-mail filosofiaalema@usp.br

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.