USP oferece curso de segurança pública a policiais de 29 países

Qualificação é resultado de convite da Organização dos Estados Americanos e parceria com outras universidades

03/10/2017 - Publicado há 7 anos

Logo da Rádio USP

A USP conduz, em Honduras, o primeiro curso de Capacitação Policial da Rede Interamericana de Desenvolvimento e Profissionalização Policial. A iniciativa é fruto de uma parceria com as Universidades de Buenos Aires, da Argentina, e Georgetown, dos Estados Unidos, promovida pela Organização dos Estados Americanos (OEA). Trata-se do primeiro curso de extensão ministrado pela USP fora do País.

Viaturas da Polícia Civil – Foto: Diogo Moreira/A2 Fotografia via Fotos Públicas

O diretor do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP e colunista da Rádio USP, Pedro Dallari, explica que a intenção das aulas é identificar padrões e verificar como combater atividades criminosas como o narcotráfico transnacional, além de promover a valorização de práticas de direitos humanos.

O professor aponta que , além do aporte que a Universidade oferece, há muitas informações transmitidas pelos 70 alunos, oficiais de polícia dos 29 países da OEA. Ele esclarece que, assim que a primeira turma concluir o curso, as aulas serão replicadas pelos formados nas academias de polícia de cada país.

O Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados, Faculdade de Medicina e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.