Revista de contabilidade completa dez anos com debate sobre corrupção

“Revista de Contabilidade e Organizações” traz artigos sobre setor público, tomada de decisões, fraude contábil e corrupção

05/10/2017 - Publicado há 7 anos

A Revista de Contabilidade e Organizações (RCO), publicação quadrimestral da Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto (Fearp) da USP, acaba de lançar sua nova edição (volume 11, número 30, 2017).

Buscando aproximar academia e prática, a revista traz artigos que levam a pesquisa acadêmica a firmas, mercados e governos. Com seis artigos, o número aborda a relevância da pesquisa para o setor público, em A relevância prática da pesquisa no setor público: a potencial contribuição da abordagem intervencionista.

Um grupo de pesquisadores estudou como estudantes de contabilidade e administração de uma universidade pública do Nordeste se comportavam em suas tomadas de decisões ao se depararem com incertezas, e os resultados são apresentados no artigo Tomada de decisão financeira sob condições de incerteza: estudo com alunos de graduação de contabilidade e administração de empresas.

Já o artigo Corrupção e ineficiência em licitações de governos locais e desenvolvimento humano: novas reflexões mostra como o baixo desenvolvimento humano está diretamente relacionado com a presença de irregularidades políticas.

Em 2017, a revista completa dez anos, por esse motivo nos dias 26 e 27 deste mês haverá um evento comemorativo, em que se discutirá a temática Corrupção e fraude. “Entendemos que a sociedade precisa de canais que congreguem a discussão de soluções associadas a esta séria questão nacional”, afirma o editorial da revista.

As submissões para a publicação de 2018 da revista já estão abertas. A temática será Contabilidade organizacional e a organização da contabilidade no setor público.

Leia aqui os artigos na íntegra.

Mais informações: e-mail rco@usp.br