Campus de Piracicaba sedia mostra que retrata bairros da cidade

Até 31 de agosto, exposição de fotografias no Museu Luiz de Queiroz comemora os 250 anos do município

23/08/2017 - Publicado há 7 anos
Exposição revela diferentes aspectos de Piracicaba no passado, como o Tupi Futebol Clube, campeão piracicabano de 1945 – Foto: Acervo IHGP

Como parte das comemorações dos 250 anos da cidade de Piracicaba, o Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba (IHGP) organizou a exposição itinerante Bairros de Piracicaba, que traz imagens dos bairros daquele município do interior paulista. Até 31 de agosto, o público poderá conferir a mostra no Museu Luiz de Queiroz da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP.

Entre os bairros fotografados está o Tanquã, com cliques atuais dos diversos pássaros que habitam o “pantanal piracicabano”, às margens do rio Piracicaba represado, naquela área, pela Represa de Barra Bonita. Outro bairro em destaque é o Tupi, com fotos antigas da estação de trem, da escola, dos costumes e personagens que habitaram o bairro no início do século 20, como também algumas fotografias atuais.

Belezas naturais de Piracicaba também são mostradas na exposição em cartaz no Museu Luiz de Queiroz – Foto: Acervo IHGP

De acordo com o IHGP, a intenção é destacar dois bairros afastados do centro da cidade que têm sua dinâmica e cultura próprias e, muitas vezes, são pouco visitados ou até mesmo desconhecidos dos próprios piracicabanos. As fotos são do acervo do IHGP, com curadoria de Carolina Martin.

A exposição pode ser vista de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h. O Museu Luiz de Queiroz da Esalq fica na Avenida Pádua Dias, 11, em Piracicaba. Entrada grátis. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3429-4305.

Caio Albuquerque, de Piracicaba