Nesta semana, o Ambiente é o Meio e o professor Marcelo Marini Pereira de Souza recebem o biólogo e pesquisador Enzo Coletti Manzoli para conversar sobre a diversidade funcional das aves.
O pesquisador dá início à conversa dizendo que para tratar da diversidade funcional das aves primeiro é preciso falar sobre a ecologia baseada em traços funcionais, que nada mais é do que a ecologia baseada nas características das espécies. Já a diversidade funcional das aves trata, por exemplo, das características individuais de cada espécie que vão afetar sua sobrevivência em um determinado ambiente. Manzoli cita, como exemplo, o tamanho das asas de determinadas espécies e também as funções de outras espécies no meio ambiente, como a dispersão de sementes e o controle de insetos.
Durante o episódio o biólogo fala sobre como a destruição de hábitats impacta a diversidade de aves. Ele explica que algumas espécies conseguem escapar por conseguirem voar distâncias maiores, mas muitas espécies são dependentes florestais, ou seja, aves que conseguem viver apenas em florestas e acabam sofrendo com a destruição desses locais. Ele fala também sobre como essa destruição pode gerar uma falta de recursos para as aves, sejam eles recursos alimentares ou recursos para fazer ninhos ou repousarem.
Além disso, o professor Souza e Manzoli discutem ainda a presença de agrotóxicos nas florestas. O pesquisador afirma que esses produtos atuam em um efeito cascata, aumentando sua concentração ao longo da cadeia alimentar das aves.
Ouça o episódio completo clicando no player acima.
Ambiente é o Meio