Instituto de Estudos Avançados se volta mais uma vez para o tema Complexidade

José Eli da Veiga conta que foram escolhidos convidados com orientações disciplinares diversas, o que significa abordagens que podem surpreender

Publicado: 25/04/2024

Logo da Rádio USP

Hoje à tarde haverá mais uma conversa no IEA (Instituto de Estudos Avançados) sobre complexidade. Essa 10ª conversa sobre o tema, informa José Eli da Veiga, vai ser com a professora Flora Bacelar, física do Departamento de Física Geral da Universidade Federal da Bahia. O colunista observa, porém, que ela não é uma física disciplinar, “ao contrário, ela enfatiza muito, em tudo o que ela faz, a interdisciplinaridade, e, particularmente, liderou muitas pesquisas sobre uma confluência com assuntos biológicos, principalmente. E, para entrevistá-la, nós vamos ter um outro físico, que também não é dos mais disciplinares, porque terminou professor de Filosofia do Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, que é o Osvaldo Pessoa Júnior, que está na série sobre complexidade desde o início como um dos que me deram um apoio, me ajudaram, me aconselharam, fizeram sugestões, principalmente para escolher os convidados. Então eu enfatizo muito esse convite para hoje à tarde, esperando que todos gostem das novidades”.

Eli da Veiga bem que gostaria de antecipar algumas dessas novidades, mas o que conta é a surpresa. Ele revela que foram escolhidos colegas das mais variadas orientações disciplinares, o que significa que possuem uma experiência com o tema da complexidade muito diversa. “Nós temos que, outra vez, continuar falando em ciências da complexidade no plural e com a sensação de que essa dispersão aumenta tanto que, cada vez mais, parece que a gente está diante de uma Torre de Babel. Isso é uma conclusão, uma constatação que foi feita inclusive no artigo que eu publiquei no Ilustríssima, há alguns anos, mas essa experiência com a série complexidade do IEA-USP só tem confirmado isso. Então, na verdade, cada episódio é um acréscimo de um documento sobre como é que os pesquisadores estão lidando com essa temática. Sem conhecer a Flora, eu não posso antecipar o que vai surgir hoje à tarde.” Portanto, quem quiser saber mais deve aceitar o convite do professor José Eli da Veiga e comparecer ao IEA hoje, a partir das 15h. Uma outra opção é ver o vídeo que ficará na videoteca do IEA.

Acompanhe a transmissão do evento em www.iea.usp.br/aovivo

Sustentáculos
A coluna Sustentáculos, com o professor José Eli da Veiga, vai ao ar quinzenalmente quinta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção na Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.