Derivado da mamona é alternativa barata para higiene de dentadura

Substância extraída da mamona é eficaz na limpeza de próteses e dentaduras. Produto de baixo custo deve beneficiar população idosa carente

 27/07/2016 - Publicado há 8 anos
Produto para higiene bucal beneficia principalmente população idosa e carente, usuária de dentaduras – Foto: Divulgação/Forp

Cientistas da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (Forp) da USP comprovaram em testes clínicos e laboratoriais que um subproduto (éster ricinoleico) da mamona (Ricinus communis) é eficaz no combate aos micro-organismos presentes na boca e não apresenta efeitos. Os resultados mostram que solução contendo essa substância pode ser alternativa ao peróxido alcalino – as pastilhas efervescentes – usado na limpeza de prótese dentária total (dentaduras). Essas pastilhas têm alto custo e estão pouco disponíveis no mercado brasileiro.

Estudando higienização bucal desde a década de 1990, a professora Helena de Freitas Oliveira Paranhos conta que a equipe da Forp avalia efeitos de diferentes produtos na remoção de resíduos e micro-organismos presentes nas dentaduras. Avalia também os efeitos adversos aos materiais das próteses dentárias. A estomatite relacionada à prótese também é alvo dos estudos clínicos do grupo.

Mas, até o momento, a professora garante que os usuários de próteses dentárias só encontram como alternativa mais barata de higienização o hipoclorito de sódio, aquele cloro que se compra nos supermercados, usado como desinfetante e alvejante de roupas. Apesar de eficiente no combate aos micro-organismos, esse produto exige cuidados na diluição e manuseio. Pode causar efeitos adversos, como alergias, danos às resinas da dentadura e corrosão aos metais de próteses parciais. Além do forte odor e gosto ruim.

A responsável pelos primeiros testes com a mamona nos laboratórios da Forp foi a professora Claudia Helena Lovato da Silva, que estudou a concentração de mamona na solução e verificou o impacto de seu uso, tanto no material de confecção das próteses totais como em alguns aspectos da saúde humana. Atualmente, a professora Valéria Pagnano de Souza, outra integrante da equipe, ampliou os estudos para aplicação do subproduto da mamona nos metais, estruturas de próteses parciais removíveis (efeitos adversos e biofilme).

As pesquisadoras defendem o uso do produto à base de mamona, principalmente, para usuários de próteses totais ou parciais que não queiram se sujeitar aos efeitos ruins do hipoclorito de sódio. “Não tem cheiro, não tem cor. A probabilidade de manchar a prótese é quase nula.” O argumento do acesso aos pacientes, para as pesquisadoras, também é válido. “Tem muita mamona em nosso país e o custo de industrializar como solução de limpeza para imersão de próteses seria baixo.”

Limpeza de prótese dentária é negligenciada

As pesquisadoras Valéria Pagnano de Souza, Helena de Freitas Oliveira Paranhos e Claudia Helena Lovato da Silva – Foto: Divulgação/Forp

Apesar dos resultados, os produtos à base de mamona testados pelo Laboratório de Pesquisa em Reabilitação Oral da Forp ainda não estão sendo comercializados. As professoras acreditam que as características do público ao qual o produto se destina, em geral de população mais carente, possam afetar o interesse de empresários do setor. Na imagem, o produto sendo testado em laboratório.

É que, para a fabricação de dentifrícios, a forma em gel da mamona também mostrou-se eficaz no combate aos micro-organismos, mas é comparável a produtos mais tradicionais do mercado. Já o uso como limpador de dentaduras e próteses em solução apresenta vantagens aos produtos em comercialização. Além do baixo custo, não apresentou danos aos materiais utilizados na confecção das próteses nem efeitos colaterais.

O usuário de dentadura, público estudado pela equipe da Forp, consiste em sua maioria de “população carente e, por isso, acho que a indústria não tem interesse; é de baixa renda”, comenta Helena Paranhos. “Em casa de idosos de país rico, tem gente treinada para fazer higiene bucal. Aqui no Brasil, não temos.”

A professora lembra ainda que muitos dos usuários de próteses são idosos e a solução de limpeza seria importante por causa da falta de destreza na escovação. Ela afirma que é importante que o paciente use a escova, mas depois a dentadura deve ser imersa numa solução para complementar a limpeza. E aí, a solução de mamona faria toda a diferença.

“Já está comprovado cientificamente que a escovação não limpa totalmente as próteses. Os micro-organismos entram na porosidade da resina, por isso é necessária a imersão após o uso da escova.”

Como a população brasileira está vivendo cada vez mais, a professora Helena tem razão ao afirmar que a “odontogerontologia é uma área promissora”. E esse fato traz consigo sérios problemas de saúde. Só o serviço da Forp recebe a cada ano 250 pacientes só para tratamentos com dentaduras. “A maioria na terceira idade e com situação física precária.”

As professoras estão preocupadas com a higienização bucal dessa população, pois “não recebe orientação adequada”. Elas afirmam que os dentistas não estão indicando os cuidados com a prótese total a seus pacientes.

Outro alerta importante que fazem com relação ao futuro é o de que os implantes não irão substituir totalmente as próteses convencionais. “O implante não é indicado para todo caso clínico. A pessoa precisa de uma condição intrabucal favorável. E, em segundo lugar, o implante ainda é caro. Não está acessível a todos.” Apesar da educação ter melhorado e a prevenção com o flúor ajudar bastante, “infelizmente, acho que vamos continuar tendo muitos desdentados”.

Rita Stella e Rosemeire Soares Talamone

Mais informações: email helenpar@forp.usp.br


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.