USP promove diálogos interculturais e atividades de educação étnico-racial para professores

Evento gratuito e aberto ao público, especialmente professores, será nos dias 26 e 27/4, com o objetivo de formar professores a partir de conhecimentos afroameríndios

 Publicado: 24/04/2024
Por

Para estimular a temática da diversidade na formação de professores, por meio de encontros entre eles e lideranças de saberes de matriz afro-brasileira e indígenas, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto promove nos dias 26 e 27/4 o programa Fala, Mestre! Formação para Diálogos Interculturais

O evento, gratuito e aberto ao público, é oferecido pelos cursos de Pedagogia e de Licenciatura em Ciências Biológicas da FFCLRP. A ação, baseada na promoção de diálogos interculturais, busca fortalecer a relação entre a universidade e a comunidade externa, em torno das leis 10.639/03 e 11.645/08, que abordam a obrigatoriedade da história e cultura afro-brasileiras e indígenas nas diretrizes curriculares nacionais. 

No primeiro dia, sexta-feira, 26/4, o evento tem início com uma aula aberta no curso de Pedagogia. Já no sábado, 27/4, tem uma atividade aberta à comunidade externa, das 9h às 12h, no Centro de Educação Física e Esporte do campus da USP em Ribeirão Preto (Cefer), com presença de grupos de capoeira, congada e maracatu. 

A organização do evento é da professora Clarice Sumi Kawasaki e a mediação do professor Danilo Seithi Kato, ambos do Departamento de Educação, Informação e Comunicação (Dedic) da FFCLRP.

Mais informações aqui.

*Estagiário sob supervisão de Rose Talamone


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.