Vídeos premiados sobre pesquisas da USP estarão na programação da TV Cultura

Produções de alunos de mestrado e doutorado contempladas no Prêmio Vídeo Pós-Graduação USP mostram para a sociedade o trabalho realizado na Universidade

08/07/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 11/07/2022 as 13:41

Redação

A TV Cultura de São Paulo, que faz parte da Fundação Padre Anchieta e do Centro Paulista de Rádio e TV Educativas, começa a veicular hoje, no intervalo da programação, vídeos de pesquisas realizadas por estudantes de pós-graduação da USP. As produções foram selecionadas na edição de 2021 do Prêmio Vídeo Pós-Graduação USP, iniciativa promovida pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) da USP.

O objetivo do prêmio é estimular a habilidade de comunicação dos estudantes e permitir que a sociedade seja informada dos estudos importantes que estão sendo realizados na Universidade. Os vídeos selecionados se destacam em dez grande áreas do conhecimento: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências Exatas e da Terra; Ciências da Saúde I; Ciências da Saúde II; Engenharias; Ciências Humanas; Linguística, Letras e Artes; Multidisciplinar; e Ciências Sociais Aplicadas. Eles receberam prêmios em dinheiro de R$ 5 mil e o orientador do aluno premiado recebeu recursos de até R$ 1 mil.

“A parceria com a TV Cultura é fundamental, pois permite que a sociedade se informe dos projetos importantes que estão sendo realizados na Universidade pelos estudantes de pós-graduação”, destaca a coordenadora do prêmio, professora Célia Regina da Silva Garcia, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP.

Ela destaca a necessidade de ampliar a comunicação com a sociedade para que esta valorize ainda mais a missão da Universidade em educar, produzir e difundir o conhecimento. “Principalmente nos tempos atuais, onde vemos uma negação da ciência, ter o apoio da sociedade é fundamental para a continuidade dessa missão em educação e ciência. A divulgação dos vídeos é um excelente e fundamental caminho para ampliar essa comunicação.”

Professora Celia Regina da Silva Garcia, coordenadora do Prêmio Vídeos Pós-Graduação USP - Foto: Divulgação / Garcia Maria Lab

Professora Célia Regina da Silva Garcia, coordenadora do Prêmio Vídeo Pós-Graduação USP – Foto: Divulgação / Garcia Maria Lab

Os vídeos têm duração máxima de 2 minutos e 30 segundos, apresentam o tema do estudo e o impacto das pesquisas desenvolvidas na pós-graduação. Eles são encaminhados pelos Programas de Pós-Graduação e avaliados por comissões julgadoras do prêmio. Entre os critérios para premiação estão a originalidade e o formato do vídeo; a relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação do trabalho; e o potencial impacto em mídias sociais.

Além da TV Cultura, os vídeos também podem ser acompanhados no Canal da PRPG no Youtube. A lista completa de vencedores e missão honrosa estão neste link. Os dez vídeos também estão disponíveis abaixo:

Prêmio Vídeo Pós-Graduação USP 2021

Ciências Biológicas

O vídeo Novos Compostos Inibidores de Acetilcolinesterase para Tratamento da Doença de Alzheimer, de Renata Melo dos Santos Ono, foi o grande vencedor do Prêmio Vídeo de Pós-Graduação USP em parceria com a TV Cultura.

Ciências Agrárias

Ciências da Saúde I