USP participa das Semanas de Meio Ambiente de Piracicaba com atividades no campus

Grupos de pesquisa e extensão da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz realizam palestras e atividades ligadas a temas ambientais de 8 a 22 de junho

25/05/2022 - Publicado há 2 anos
Esalq participa de Semanas do Meio Ambiente de Piracicaba – Foto: Gerhard Waller/Esalq

.
Para participar do evento Semanas Integradas de Meio Ambiente de Piracicaba (Simapira), grupos de pesquisa e extensão do campus da USP em Piracicaba que trabalham temáticas ambientais realizarão, de 8 a 22 de junho de 2022, diversas atividades abertas ao público. As atividades da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) têm como objetivo fortalecer as ações de gestão e educação ambiental no campus, além de divulgar as ações realizadas localmente, tendo o campus como um espaço vivo de aprendizagens ambientais.

No dia 8 de junho, a programação inclui, das 8 às 12 horas, a feira A Universidade como um espaço vivo de aprendizagens ambientais, na colônia central do campus. Das 14 às 16 horas, o Grupo de Estudos e Práticas para Uso Racional de Água (Gepura) fala sobre a análise de qualidade da água do Ribeirão Piracicamirim, na saída em frente ao edifício central. E das 16 às 18 horas, o Laboratório de Hidrologia Florestal (LCF) faz no mesmo local a apresentação Caminhos da chuva.

No dia 9 de junho, o Laboratório de Manejo da Fauna Silvestre realiza, a partir das 7 horas, um passeio pelo campus e apresenta espécies de aves, para participar é necessário inscrição neste link. Das 9 às 12 horas, o evento terá no Prédio da Engenharia a palestra Vivências agroecológicas, com inscrições on-line. Às 14 horas, o grupo Pet-Ecologia faz palestra Biomas brasileiros. Depois, das 16 às 18 horas, o Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental de Piracicaba (GMEA), com o Projeto Vivências e USP Recicla vão dar um curso virtual sobre educação ambiental e resíduos sólidos, aberto para inscrições prévias por meio de formulário on-line.

No dia seguinte, 10 de junho, os visitantes podem participar a partir das 8 horas do evento Visitação ao Horto Walter Accorsi: o mundo das plantas aquáticas. Às 10 horas, interessados podem fazer inscrição neste link para a palestra Reinventando o uso alimentício de árvores nativas. A partir das 14 horas, a programação inclui a palestra Propagando florestas na prática, com inscrições abertas aqui.

As Semanas Integradas terminam no dia 22 de junho, com um evento educativo ambiental e participação de dirigentes e professores da USP no Anfiteatro da Engenharia, das 8h30 às 12 horas.

As instituições que integram as Semanas são a Câmara Municipal, Escola do Legislativo e Mandato Coletivo “A Cidade é Sua”, Prefeitura Municipal (Sedema), Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental, grupos e programas do campus Luiz de Queiroz/Esalq/USP, Fumep/EEP, Simespi, Acipi, Instituto Florestal/Fundação Florestal/Estação Experimental de Tupi, Projeto Corredor Caipira, entre outras organizações.

Para saber mais detalhes sobre a programação acesse: www.piracicaba.sp.gov.br

Com informações de Caio Albuquerque, da Divisão de Comunicação da Esalq