USP forma primeira turma de Medicina no campus de Bauru com 52 alunos

Curso de Medicina da USP em Bauru, que foi implantado em fevereiro de 2018, se tornou um dos mais concorridos da USP e a primeira formatura é um marco histórico

16/11/2023 - Publicado há 6 meses     Atualizado: 31/01/2024 as 11:28
Primeira turma de Medicina da USP em Bauru na solenidade de colação de grau – Foto: Alexandre A. P. Montilha e Camila Medina/Instagram

.
No último dia 10 de novembro, foi realizada a colação de grau dos 52 alunos que concluíram o curso de Medicina da USP em Bauru. A primeira turma a se formar nesse campus – a USP tem outros dois cursos de Medicina, um na capital e outro em Ribeirão Preto – ficará eternizada numa placa de formatura instalada no Hospital das Clínicas (HC) de Bauru, local onde os formandos tiveram aulas práticas, atenderam pacientes e que também receberá as placas das próximas turmas.

“Nos esforçamos muito como instituição para abrir o hospital o quanto antes e para que essa primeira turma tivesse a oportunidade de passar por aqui. Hoje temos em funcionamento no hospital UTI Adulto, UTI Pediátrica, enfermarias de Clínica Médica Adulto e Clínica Pediátrica, onde vocês passaram. E vão ficar as histórias e momentos que vocês vivenciaram, os pacientes que vocês atenderam”, destacou aos formandos o diretor-geral do HC Bauru, Danilo Arruda de Souza.

Para o formando Leonardo Resende de Sousa, de 23 anos, integrar a primeira turma de Medicina da USP Bauru é algo histórico e a placa de formatura vem deixar isso registrado no Hospital das Clínicas. “Com certeza isso vai ficar marcado para o resto da vida. As outras turmas também terão suas placas aqui no hospital, mas ser a primeira turma é muito especial. Este hospital, para nós, é a nossa casa, onde a gente conseguiu fazer parte do nosso internato. Sempre quisemos o hospital aberto, funcionando em sua plena capacidade, e esperamos um dia poder voltar e trabalhar como médicos aqui”, finaliza Leonardo, que é oriundo de São Sebastião do Paraíso (MG) e pretende permanecer em Bauru para realizar residências médicas em Otorrinolaringologia e em Cirurgia Geral.

O professor Tales Rubens de Nadai, coordenador do curso de Medicina da USP Bauru desde maio de 2023, ressaltou que este importante momento busca “eternizar o nome dos formandos da primeira turma já no Hospital das Clínicas, como é tradição nas outras Faculdades de Medicina da USP”. E pontuou: “Estamos muito felizes por estar com o HC em funcionamento e por termos conseguido que parte do internato dessa primeira turma já tenha sido feita dentro do hospital”.

Formandos da primeira turma de Medicina e o professor Luiz Fernando Ferraz da Silva (nome da turma) – Fotos: Divulgação / HC Bauru

.
Coordenador do curso de Medicina de junho de 2019 a maio de 2023, o professor Luiz Fernando Ferraz da Silva enfatizou o simbolismo que marca a primeira turma. “Tenho na minha sala uma lista da primeira turma da FMUSP [Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, da capital], e olho sempre para ela. Se eu tive a possibilidade de estudar lá depois, de ser professor e de construir a minha carreira, foi porque aquelas pessoas se entregaram, passaram por todas as dificuldades e ajudaram a construir aquilo. Depois que trilhamos juntos esse caminho ao longo desses seis anos e de ver o que é implantar um curso, eu valorizo ainda mais aquela listinha. E agora vou ter duas, pois também terei guardada a lista da primeira turma de Bauru para ser eternizada”, assinalou.

A diretora da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP, Marília Afonso Rabelo Buzalaf, salientou aos formandos que este é um momento muito especial para todos: “É o marco inicial de uma carreira de muito sucesso e de excelência. Estaremos sempre de braços abertos para recebê-los, este campus sempre será a casa de vocês”.

A partir da esquerda: Marília Buzalaf, diretora da FOB; Tales Rubens de Nadai, coordenador do Curso de Medicina da FOB-USP; Luiz Fernando Ferraz da Silva, nome da Turma 1 de Medicina; Leonardo Resende de Sousa, formando da Turma 1; e Danilo Arruda de Souza, diretor-geral do HC Bauru – Foto: Divulgação / HC Bauru

Investimentos e ampliação

Gerenciado pela Organização Social de Saúde Faepa (Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência), por meio de contrato de gestão com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Hospital das Clínicas de Bauru é custeado com recursos do Tesouro do Estado de São Paulo, com atendimento 100% via Sistema Único de Saúde (SUS).

Desde o início do projeto, em agosto de 2022, o HC Bauru teve a ativação de 82 novos leitos e tem previsto um programa de investimentos em infraestrutura e equipamentos no montante de R$ 80 milhões em três anos. Nesta primeira etapa do investimento, já existem obras acontecendo na unidade visando à sua ampliação, como a Sala de Tomografia, com conclusão prevista para o início de dezembro.

Concorrência

O curso de Medicina no campus de Bauru, que teve início em 2018, foi pensado como uma “nova maneira de se formar médicos”, com atuação dos estudantes na rede de saúde de Bauru desde o primeiro ano. O curso é vinculado atualmente à FOB mas há a proposta para a criação de uma nova unidade, a Faculdade de Medicina de Bauru da USP, que está sendo analisada pelas instâncias decisórias da Universidade e será submetida para aprovação final do Conselho Universitário.

Desde a sua criação, o curso tem ficado entre os três mais concorridos do vestibular da USP, organizado pela Fuvest: em 2018 foram 105,88 candidatos por vaga; 86,9 em 2019; 124,21 em 2020; 78,4 em 2021; 96,1 em 2022; 78,3 em 2023 e 78,2 em 2024. Ao todo, são ofertadas 60 vagas por ano em período integral..

*Com informações da Assessoria de Imprensa do HRAC-USP