Hospital das Clínicas de Bauru inicia atividades para ajudar no combate à covid-19

Objetivo é atuar como suporte aos atendimentos de baixa e média complexidade para liberar vagas em outros hospitais da região

13/04/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 24/06/2020 as 17:22
Fachada do Hospital das Clínicas de Bauru que inicia com a abertura de 40 leitos – Foto: Marcos Santos/ USP Imagens

.
O novo Hospital das Clínicas de Bauru antecipou o início de suas atividades para auxiliar o atendimento de pacientes na região neste momento da pandemia de coronavírus. O hospital pretende atender a demanda de leitos de baixa e média complexidade e, com isso, deixar o Hospital Estadual de Bauru com mais vagas para atendimentos relacionados à covid-19. A previsão é de que estarão disponíveis, em até 30 dias, 40 leitos no novo hospital.

Carlos Ferreira dos Santos, superintendente do HRAC-USP – Foto: Priscila Medeiros/ Prefeitura de Bauru

O anúncio ocorreu no dia 9 de abril, na Prefeitura Municipal de Bauru, e contou com a participação do superintendente do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho-USP) e diretor da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP), Carlos Ferreira dos Santos; do secretário executivo de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Rubens Emil Cury; e do prefeito de Bauru, Clodoaldo Gazzetta, entre outras autoridades.

O Hospital das Clínicas de Bauru foi implantado na área do atual HRAC, num acordo em que a Secretaria Estadual de Saúde assume a gestão e as despesas de custeio do prédio e a USP fica responsável pela gestão acadêmica, configurando um hospital voltado ao ensino e à pesquisa.

“Todos estamos unidos, a USP de Bauru está aberta, seja com o HRAC, seja com a FOB, para ajudar. Ninguém aqui quer ser protagonista, nós queremos ser mais uma mão para que esse exército ganhe essa guerra contra esse inimigo invisível [coronavírus]”, ressaltou Carlos Ferreira Santos durante o anúncio.

O novo HC terá 200 leitos e, depois dessa demanda emergencial, ele funcionará como hospital de referência com todas as especialidades médicas e também com leitos de alta complexidade. Além disso, o Hospital das Clínicas servirá como hospital-escola para os estudantes do curso de Medicina da USP de Bauru, curso que teve início em 2018, com 60 vagas anuais, em período integral. A proposta do curso na cidade é investir em uma formação diferenciada, com base em metodologias ativas de ensino e forte caráter humanístico.

.
Com informações da Assessoria de Imprensa do Hospital de Anomalia Craniofaciais (HRAC) da USP