O físico José Goldemberg em laboratório com dirigentes da USP em 1971 - Foto: Jorge Maruta

Trajetórias de cientistas da USP ajudam a entender áreas da física

Projeto de Memória conta história acadêmica de pesquisadores e ao mesmo tempo apresenta as diferentes áreas da física

03/06/2021

Redação

Física nuclear, física matemática, física experimental, física aplicada, física geral. São muitas as opções para quem deseja estudar e trabalhar com física. Para ajudar estudantes e outros interessados na área a descobrir essas possibilidades, dois alunos de graduação do Instituto de Física (IF) da USP, em São Paulo, criaram o Projeto de Memória. E o caminho para essa descoberta é através da trajetória de professores do próprio instituto.

Lincon Ribeiro e Vitor Mirwald, responsáveis pela iniciativa, utilizam textos, fotos, entrevistas em textos e áudios, vídeos e publicações para contar a história acadêmica e profissional de pesquisadores como Ricardo Galvão. O professor do IF é ex-diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Ele foi indicado na lista da revista Nature como um dos dez cientistas que se destacaram em 2019.

Galvão foi um dos responsáveis pela construção do Tokamak brasileiro, o TBR-1, máquina utilizada para pesquisas em fusão nuclear. Pesquisador desde 1972, ele já publicou mais de 200 artigos científicos.

De acordo com os estudantes que criaram o projeto, a ideia surgiu a partir de um curso chamado Tópicos Atuais em Física, ministrado pelo professor do IF Alexandre Suaide em 2018. “Descobrimos as diferentes áreas de atuação de um físico através de palestras e apresentações dos seus projetos e resultados. Tínhamos uma ideia muito superficial das áreas de pesquisa disponíveis, pois o contato com os professores era apenas com relação ao conteúdo dos cursos teóricos ou experimentais ministrados, não suas áreas de pesquisa”.

Eles já conseguiram disponibilizar material sobre nove professores. Além de Ricardo Galvão, há informações sobre Ana Regina Blak, Cecil Chow Robilotta, Henrique Fleming, Fuad Saad, José Goldemberg, Lia Queiroz do Amaral, Mauro Cattani e Silvio Salinas.

Lincon Ribeiro e Vitor Mirwald, estudantes que criaram o Projeto de Memória do Instituto de Física da USP - Foto: Reprodução/Linkedin

Professores entrevistados no Projeto de Memória do Instituto de Física da USP

José Goldemberg

Ricardo Galvão

Cecil Chow

Henrique Fleming

Ana Blak

Silvio Salinas

Lia Amaral

Fuad Saad

Mauro Cattani

Um dos cientistas em destaque no projeto é José Goldemberg, um dos físicos mais importantes do País. Reconhecido pesquisador na área de energia e desenvolvimento sustentável, seus estudos foram ponto de partida para que o governo brasileiro criasse, em 1975, o Programa Nacional do Álcool, impulsionando a produção de bioenergia no Brasil.

Ele esteve à frente de órgãos estaduais e federais por quase dez anos. Quando secretário de Meio Ambiente da Presidência da República, é lembrado como um dos protagonistas da Rio-92, Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento. O professor ainda foi reitor da USP e presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

“Montamos o projeto com o intuito de permitir que outros alunos descubram, compreendam e se interessem por diferentes áreas da física, não somente por uma dicotomia entre ‘experimental’ e ‘teórico’”, resumem os estudantes na apresentação do projeto.

Mais informações: portal.if.usp.br/memoria