Tour interativo pelo Parque Estadual da Serra do Mar apresenta a geodiversidade da região

Passeio virtual organizado por grupo de pesquisadores do Instituto de Geociências (IGc) da USP oferece visão panorâmica das paisagens, mapas interativos e informativos sobre a geologia do local

 26/04/2023 - Publicado há 1 ano
Vista do passeio virtual pelo Parque da Serra do Mar – Foto: Divulgação / GeoHereditas

.
O Núcleo de Apoio à Pesquisa em Patrimônio Geológico e Geoturístico (GeoHereditas), sediado no Instituto de Geociências (IGc) da USP, criou um
passeio virtual interativo para o público explorar o Núcleo de Caraguatatuba do Parque Estadual da Serra do Mar e seus arredores.

Criado em 1977, o parque é a maior área de proteção integral do litoral brasileiro, abrangendo parte de 23 municípios do Estado de São Paulo. A área conta com mais de 360 mil hectares que representam a maior porção contínua preservada da Mata Atlântica no Brasil. O Núcleo Caraguatatuba dispõe de aproximadamente 36 mil hectares, que representam pouco mais de 10% de todo o território do Parque Estadual da Serra do Mar. Os remanescentes de Mata Atlântica presentes na região são formados pelos mananciais da represa de Paraibuna, matas de encosta, rios e cachoeiras. E três municípios paulistas fazem parte do núcleo: Caraguatatuba, Natividade da Serra e Paraibuna. 

O passeio on-line disponibiliza as paisagens do local em visão panorâmica, juntamente com informações sobre os processos geológicos que moldaram a área, e sobre os serviços ecossistêmicos que a geodiversidade local oferece, ou seja, materiais e processos que vêm da natureza e que são úteis para o ser humano. 

Fim da Trilha das Palmeiras, no Núcleo Caraguatatuba. A Trilha das Palmeiras é voltada a pessoas com deficiência e mobilidade reduzida – Foto: Divulgação / GeoHereditas

.
O projeto também dispõe de roteiros virtuais das principais trilhas de interesse da geodiversidade: a
Trilha do Jequitibá e a Trilha das Palmeiras. O percurso virtual contém vídeos, mapas interativos, modelos 3D e imagens panorâmicas em 360°. Além disso, também conta com pontos interpretativos que mostram diferentes aspectos dos elementos e processos da geologia da região. 

Projeto educativo do GeoHereditas

A iniciativa foi desenvolvida com o objetivo de ser uma proposta educativa e de divulgação, voltada à conservação e ao uso da geodiversidade no Núcleo Caraguatatuba. 

Por isso, além do tour virtual interativo, o grupo GeoHereditas disponibiliza materiais educativos sobre a região, como o Manual de Geodiversidade e Serviços Ecossistêmicos e o Guia Ilustrado de Geociências. Os recursos têm por objetivo fornecer noções básicas sobre os serviços ecossistêmicos fornecidos pela geodiversidade no Núcleo Caraguatatuba, e acompanhar os roteiros da geodiversidade do local, respectivamente. 

Lagoa Azul, no Parque da Serra do Mar – Foto: Divulgação / GeoHereditas

.
O GeoHereditas é vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) da USP e destina-se ao desenvolvimento de materiais que possam difundir conhecimentos geológicos e educação ambiental. Além do tour interativo no Parque Estadual da Serra do Mar, também conta com outros passeios virtuais e materiais educativos que estão disponíveis no
site do núcleo de pesquisa.

Para acessar o passeio virtual, clique aqui. Se quiser saber mais sobre o GeoHereditas, visite o Instagram e o Facebook do grupo.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.