Seminário apresenta metodologia para melhorar qualidade das merendas escolares

O INCT Combate à Fome promove palestra no dia 27 de agosto, às 10h, com transmissão pelo Canal do YouTube; o evento é aberto ao público e as inscrições são gratuitas

 21/08/2024 - Publicado há 3 meses
Duas funcionárias distribuindo merenda escolar para um grupo de crianças na escola
Seminário da USP aborda método para sugerir alimentos saudáveis na merenda escolar – Foto: Arquivo/FNDE

.
A alimentação escolar saudável é fundamental para o desenvolvimento físico e cognitivo das crianças, contribuindo para a melhoria do desempenho acadêmico e a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis. Para discutir o tema, o INCT Combate à Fome – centro avançado de pesquisa sediado na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP – promoverá no dia 27 de agosto de 2024, às 10 horas, o seminário Otimização Multiobjetivos para Sugestão de Alimentos, ministrado pelo pesquisador Daniel Osaku, vinculado ao Cepid – Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos. Integrando o Eixo Inteligência Artificial, o evento será transmitido pelo canal do YouTube do INCT. Inscrições gratuitas pela Plataforma Sympla

No Brasil, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) desempenha um papel fundamental ao fornecer refeições balanceadas e nutritivas para milhões de estudantes, promovendo hábitos alimentares saudáveis desde a infância. Apesar dos esforços do PNAE desafios persistem, como o alto consumo de alimentos ultraprocessados nas merendas escolares, o que destaca a necessidade de políticas públicas mais rigorosas e a conscientização sobre a importância de uma alimentação adequada. Neste seminário, o pesquisador fará a apresentação da metodologia desenvolvida e os resultados de um estudo de caso no contexto de geração de cardápios escolares. Mais especificamente, o método baseia-se na composição alimentar de cardápios escolares de boa qualidade para gerar novas listas de alimentos.

A qualidade dos cardápios é avaliada pelo Índice de Qualidade para Cardápios da Alimentação Escolar (IQCAE-R), que utiliza diversos critérios de avaliação, incluindo grupos alimentares e níveis de processamento. Como referência, foi utilizado um banco de dados com mais de 2 mil cardápios de aproximadamente 400 municípios. Uma etapa inicial de mineração de textos possibilita a codificação e quantificação dos dados. Os cardápios com melhores escores são utilizados como referência para geração de listas de alimentos. Novas amostragens de alimentos são geradas levando em conta a correlação entre as ocorrências de pares de componentes alimentares dos cardápios de referência. Para a identificação das melhores listas de alimentos geradas, além do próprio índice, o método considera medidas que avaliam o excesso de alimentos, a discrepância com cardápios reais e a distribuição equilibrada de pontos entre os componentes do cardápio.

Daniel Osaku possui graduação em Sistemas de Informação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp, 2008), mestrado em Ciência da Computação pela mesma universidade (2011) e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar, 2016), além de pós-doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em 2021. Seu trabalho se concentra principalmente em aprendizado de máquina, reconhecimento de padrões e computação de alto desempenho. Daniel tem participado de projetos relacionados à otimização de modelos computacionais e ao desenvolvimento de técnicas avançadas para processamento de imagens e sinais, e para mineração de textos. Colaborou em diversos trabalhos com impacto social, como a avaliação da qualidade de cardápios escolares. 

Seminários INCT Combate à Fome – Otimização Multiobjetivos para Sugestão de Alimentos
Data: 27 de agosto, às 10h
Transmissão pelo canal do YouTube do INCT 
Inscrições gratuitas pela Plataforma Sympla
Mais informações no site


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.