Rota dos Resíduos apresenta experiências de gestão ambiental na USP em Piracicaba

30/03/2023 - Publicado há 1 ano
Compostagem no campus de Piracicaba – Foto: Divulgação/Cepera

.
A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP passará a receber, a partir desta quinta-feira, 30 de março, atividades do projeto Rota dos Resíduos:Percursos para a Sustentabilidade. A iniciativa é do Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental (GMEA) e da Prefeitura de Piracicaba e levará os piracicabanos a espaços de práticas de educação ambiental e de resíduos sólidos.

No campus Luiz de Queiroz, integrarão as ações o USP Recicla, o Centro de Estudos e Pesquisa para o Aproveitamento de Resíduos Agroindustriais (Cepara), o Museu Luiz de Queiroz e o Clube de Ciências Luiz de Queiroz. O objetivo principal do projeto é contribuir com o desenvolvimento de atividades de educação ambiental relacionadas à gestão de resíduos sólidos, por meio de visitas a espaços que proporcionem o contato com experiências realizadas em Piracicaba.

Grupos e instituições interessadas em participar dos percursos poderão solicitar o agendamento de visitas, desde que indiquem como esta possibilidade contribui para o trabalho de educação ambiental que realizam. Conforme informações do GMEA, a idade mínima para a participação no projeto é de seis anos, para o percurso realizado na Esalq, e de 10 anos para os percursos envolvendo a Cooperativa do Reciclador Solidário, os ecopontos municipais e a empresa Ambiental.

Para solicitação de visitas, é necessário que o grupo interessado possua no mínimo 15 pessoas e no máximo 33, para ônibus com acessibilidade, e 37, para ônibus comuns. A solicitação de visitas pode ser feita por meio do questionário on-line neste link. O agendamento será realizado pelo Núcleo de Educação Ambiental (NEA/Simap), em conjunto com o GMEA e as instituições parceiras.

Segundo a assessora do GMEA, Kelly Monaco Coletti, a iniciativa busca fomentar atividades de educação ambiental relacionadas a consumo consciente e resíduos sólidos, considerando a extrema relevância de suas realizações para o enfrentamento de desafios socioambientais regionais e globais.

“Instituições públicas, como escolas e secretarias, conselhos, organizações da sociedade civil, associações de bairro, e demais grupos interessados poderão fortalecer seus diálogos e práticas, a partir de percursos educadores que possibilitam o contato com diferentes experiências e que promovem a reflexão sobre escolhas de consumo e descarte”, explica Kelly.

Ainda, segundo ela, as pessoas e grupos que realizam ações de educação ambiental em Piracicaba e que estão interessados nos percursos estão convidados a se cadastrarem no mapeamento das ações de educação ambiental, realizado pelo GMEA na página do grupo.

O projeto Rota dos Resíduos: Percursos para a Sustentabilidade disponibiliza o transporte para visitas a partir de recursos financeiros advindos da parceria público-privada de limpeza pública para educação ambiental. Na Esalq, as atividades (realizadas das 8h às 12h e das 13h às 16h) começam neste dia 30 de março, e os interessados poderão participar também nos dias 13/04, 20/04, 27/04, 04/05, 11/05, 18/05, 25/05, 1º/06, 15/06, 22/06 e 29/06.

Outras informações sobre o projeto e ações desenvolvidas pelo GMEA ou de educação ambiental em Piracicaba podem ser obtidas pelo e-mail: gmeasecretariadaeducacao@gmail.com.

.

Texto: Caio Albuquerque, da Divisão de Comunicação da Esalq