Rota dos Resíduos apresenta experiências de gestão ambiental na USP em Piracicaba

Iniciativa da Prefeitura de Piracicaba com participação da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da USP pretende contribuir para práticas de educação ambiental e de gestão de resíduos sólidos

 30/03/2023 - Publicado há 1 ano
Compostagem no campus de Piracicaba – Foto: Divulgação/Cepera

.
A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP passará a receber, a partir desta quinta-feira, 30 de março, atividades do projeto Rota dos Resíduos:Percursos para a Sustentabilidade. A iniciativa é do Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental (GMEA) e da Prefeitura de Piracicaba e levará os piracicabanos a espaços de práticas de educação ambiental e de resíduos sólidos.

No campus Luiz de Queiroz, integrarão as ações o USP Recicla, o Centro de Estudos e Pesquisa para o Aproveitamento de Resíduos Agroindustriais (Cepara), o Museu Luiz de Queiroz e o Clube de Ciências Luiz de Queiroz. O objetivo principal do projeto é contribuir com o desenvolvimento de atividades de educação ambiental relacionadas à gestão de resíduos sólidos, por meio de visitas a espaços que proporcionem o contato com experiências realizadas em Piracicaba.

Grupos e instituições interessadas em participar dos percursos poderão solicitar o agendamento de visitas, desde que indiquem como esta possibilidade contribui para o trabalho de educação ambiental que realizam. Conforme informações do GMEA, a idade mínima para a participação no projeto é de seis anos, para o percurso realizado na Esalq, e de 10 anos para os percursos envolvendo a Cooperativa do Reciclador Solidário, os ecopontos municipais e a empresa Ambiental.

Para solicitação de visitas, é necessário que o grupo interessado possua no mínimo 15 pessoas e no máximo 33, para ônibus com acessibilidade, e 37, para ônibus comuns. A solicitação de visitas pode ser feita por meio do questionário on-line neste link. O agendamento será realizado pelo Núcleo de Educação Ambiental (NEA/Simap), em conjunto com o GMEA e as instituições parceiras.

Segundo a assessora do GMEA, Kelly Monaco Coletti, a iniciativa busca fomentar atividades de educação ambiental relacionadas a consumo consciente e resíduos sólidos, considerando a extrema relevância de suas realizações para o enfrentamento de desafios socioambientais regionais e globais.

“Instituições públicas, como escolas e secretarias, conselhos, organizações da sociedade civil, associações de bairro, e demais grupos interessados poderão fortalecer seus diálogos e práticas, a partir de percursos educadores que possibilitam o contato com diferentes experiências e que promovem a reflexão sobre escolhas de consumo e descarte”, explica Kelly.

Ainda, segundo ela, as pessoas e grupos que realizam ações de educação ambiental em Piracicaba e que estão interessados nos percursos estão convidados a se cadastrarem no mapeamento das ações de educação ambiental, realizado pelo GMEA na página do grupo.

O projeto Rota dos Resíduos: Percursos para a Sustentabilidade disponibiliza o transporte para visitas a partir de recursos financeiros advindos da parceria público-privada de limpeza pública para educação ambiental. Na Esalq, as atividades (realizadas das 8h às 12h e das 13h às 16h) começam neste dia 30 de março, e os interessados poderão participar também nos dias 13/04, 20/04, 27/04, 04/05, 11/05, 18/05, 25/05, 1º/06, 15/06, 22/06 e 29/06.

Outras informações sobre o projeto e ações desenvolvidas pelo GMEA ou de educação ambiental em Piracicaba podem ser obtidas pelo e-mail: gmeasecretariadaeducacao@gmail.com.

.

Texto: Caio Albuquerque, da Divisão de Comunicação da Esalq


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.