Revista “Forbes” destaca professor da USP em lista de realizadores acima dos 50 anos

Professor da Faculdade de Medicina da USP, Paulo Saldiva aparece na Lista Forbes 50 Over 50 por sua trajetória no estudo dos efeitos da poluição atmosférica sobre a saúde humana

Publicado: 18/07/2024
Professor Paulo Saldiva, da Faculdade de Medicina da USP, é personalidade em destaque na Forbes– Foto:Maria Leonor de Calasans/IEA-USP via Revista Forbes

.
A revista Forbes Brasil publicou em sua última edição, de número 120, a Lista Forbes 50 Over 50, que destaca pessoas que passaram dos 50 anos de vida e que continuam fazendo grandes realizações. São 50 homens e mulheres divididos em 10 categorias – que vão do agro às artes, da ciência às finanças, do esporte ao empreendedorismo. O professor Paulo Saldiva, da Faculdade de Medicina (FM) da USP, é um dos destaques da categoria Ciência, Educação e Terceiro Setor.

Saldiva, de 70 anos, é descrito como “paulistano e asmático” que se interessou pelo estudo dos efeitos da poluição atmosférica sobre a saúde humana e se dedica há 40 anos ao tema. Essa trajetória fez de Saldiva um dos nomes mais reconhecidos nesse campo em todo o mundo, conforme descreve a publicação.

A revista também cita que nos últimos anos o professor da USP tem se dedicado a outros temas. “Estou mexendo com clima e planejamento urbano como fatores determinantes para a saúde”, disse à Forbes, ressaltando que as evidências de que as mudanças climáticas estão tendo impactos sobre a saúde. “Existe um aumento de mortalidade substancial nas ondas de calor”, explicou à revista, cobrando políticas públicas sobre o problema.

Na categoria Ciência, Educação e Terceiro Setor, ao lado de Saldiva, também aparecem Marcelo Gleiser, de 65 anos, professor do Dartmouth College; Viviane Senna, de 67 anos, do Instituto Ayrton Senna; Ricardo Henriques, de 64 anos, do Instituto Unibanco; e Marina Grossi, de 62 anos, do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS).

Paulo Saldiva é médico patologista e professor da Faculdade de Medicina da USP. Foi membro do comitê que estabeleceu os padrões de qualidade do ar e do comitê que definiu o potencial carcinogênico da poluição atmosférica, ambos da Organização Mundial de Saúde. É colunista do Jornal da USP e todas as colunas podem ser acessadas clicando aqui.

Para saber mais, acesse a edição da Lista Forbes 50 Over 50 neste link.