Quais dúvidas você tem sobre a covid-19?

Superintendência de Assistência Social da USP mapeou perguntas dos funcionários, respondidas por médico do Hospital das Clínicas

23/04/2021

Hérika Dias

Mais de um ano após o início da pandemia causada pelo coronavírus, ainda há muitas dúvidas sobre sua transmissão e, principalmente, as vacinas. Na USP, uma iniciativa da Superintendência de Assistência Social (SAS) buscou mapear quais são as principais questões que seus quase 400 colaboradores tinham em relação à doença.

“Como surgiram muitas dúvidas, resolvemos organizar um vídeo para levar informações de qualidade, com explicações de fácil entendimento e condizentes com o rigor científico. O convidado foi o doutor Arnaldo Lichtenstein”, explica o superintendente da SAS, Gerson Yukio Tomanari.

Lichtenstein é médico formado na Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), em São Paulo, onde é professor e atual diretor técnico da Clínica Geral do Hospital das Clínicas. Ele respondeu a perguntas como: “Depois de quanto tempo a pessoa que contraiu covid-19 pode tomar vacina? Qual o risco de se contaminar em hospitais? Quais as diferenças entre as vacinas? Como foi possível desenvolver  essas vacinas tão rapidamente?”.

A direção da SAS compilou as principais dúvidas e organizou uma conversa, no último dia 13 de abril, com o médico. Além de Tomanari, participaram os integrantes da equipe gestora da SAS, professora Marcia C. Bicego, do Instituto Oceanográfico (IO) da USP, e o professor Antonio Carlos Marques, do Instituto de Biociências (IB) da USP.

Gerson Tomanari, superintendente da SAS, e Arnaldo Lichtenstein, médico e professor do HCFMUSP - Fotos: USP Imagens / TV Cultura

“O resultado do vídeo contribuiu para todos da superintendência e acreditamos que possa ser de interesse da comunidade USP e mesmo de toda a sociedade, por isso resolvemos compartilhá-lo”, explica o superintendente da SAS.

O vídeo completo pode ser conferido neste link.  Abaixo, confira as questões e respostas do médico Arnaldo Lichtenstein, divididas em três vídeos:

Quais as formas de contaminação por covid-19?

Clique no vídeo para conferir as respostas

Há casos em que a pessoa desenvolve a doença sem sentir nenhum sintoma e nem sabe que foi infectada. Nesse caso ela pode ser um transmissor?

Por quanto tempo o vírus permanece em superfícies como tecido, ferro, plástico e outros?

Qual o risco de se contaminar indo a um hospital que pratica os protocolos de higienização recomendados e usando adequadamente a máscara?

Reproduzir vídeo

Como é a produção de vacinas?

Clique no vídeo para conferir as respostas

Qual é a diferença de tecnologia na produção das vacinas? O que mudou na produção a ponto de as termos produzido tão rapidamente, afinal é um recorde produzir uma vacina para uma doença como covid-19 em cerca de um ano?

Poderia comentar sobre algumas fake news que sugerem que essas vacinas podem mudar o nosso DNA?

O que é e como funciona a eficácia e segurança das vacinas?

Ao tomar uma das vacinas aprovadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), nunca mais vamos ter covid-19?

Recebida a primeira dose, como e quando podemos começar a retomar as atividades?

Reproduzir vídeo

Quem pode ou não tomar a vacina?

Clique no vídeo para conferir as respostas

Uma pessoa que enfartou há 3 anos e meio pode tomar a vacina sem medo?

Por que mulheres grávidas não podem tomar essa vacina, tampouco as crianças? Mulheres em período de amamentação podem ser vacinadas?

Quando você toma essa vacina, quais são as reações que ela pode dar e o que fazer caso apareçam? Elas são maiores em portadores de comorbidades?

Após quanto tempo uma pessoa que contraiu a covid-19 e se curou pode ser vacinada?

Fui vacinado contra covid-19. Posso tomar a vacina de gripe?