Projeto de extensão da USP ensina ciências com oficina de investigação criminal

CientificaMente mostra como professores podem desenvolver pequenas experiências com reagentes e equipamentos caseiros de baixo custo

30/06/2020

O CientificaMente é um projeto de extensão do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP que incentiva o aprendizado de ciências e oferece atividades científicas com o objetivo de estimular a curiosidade, a criatividade e o pensamento crítico dos participantes. Conhecido pelo oferecimento de oficinas práticas para escolas e grupos de estudantes, mesmo com o distanciamento social, muitos dos experimentos podem ser realizados em casa pelos professores para fazerem parte de vídeos e transmissões em aulas a distância.

Um desses experimentos criados pelo CientificaMente que faz sucesso entre os estudantes é inspirado no seriado americano de investigação CSI e pode ser desenvolvido com reagentes e equipamentos caseiros por professores do ensino fundamental e médio.  A Oficina CSI simula a análise do material genético (DNA) na cena de um crime para descobrir quem é o culpado (o material está disponível no site do projeto).  “O desenvolvimento do plano de aula surgiu de um desejo de contribuir com o ensino de ciências para crianças e jovens”, diz a coordenadora do projeto, professora Maristela Martins de Camargo. Tendo em vista que muitas escolas não possuem laboratórios de ciências e nem condições financeiras para adquirirem equipamentos e reagentes, que costumam ser caros, o grupo iniciou um estudo para criar equipamentos e protocolos, buscando formas acessíveis e baratas para a viabilidade dos experimentos.  O trabalho contou com o auxílio de bolsistas do Programa Unificado de Bolsas da USP.

De acordo como a coordenadora, uma das etapas fundamentais da Oficina CSI é a separação dos fragmentos de DNA. Um equipamento profissional custa em torno de 4 mil reais, o que tornaria a atividade inviável para a maioria das escolas. O CientificaMente criou então uma cuba de eletroforese (vídeo abaixo) que, apesar de ter eficiência inferior a 10% da profissional, tem custo inferior a 70 reais e consegue atender a um experimento desse porte.

Oficina C.S.I. em casa

Vídeo que mostra como fazer uma cuba de eletroforese do plano de aula da Oficina CSI

Resumo do plano de aula

o crime

Criar uma história envolvendo vários suspeitos, de modo que os estudantes tenham vários DNAs a serem comparados com o DNA da cena do crime. Pode-se usar uma cena do seriado CSI, mas a sugestão é fazer a encenação de um teatro pelos próprios alunos, onde os suspeitos terão suas células epiteliais bucais coletadas para isolamento do DNA.

eletroforese do dna

O vídeo acima ensina a improvisar uma cuba de eletroforese com itens de uso doméstico. Na versão caseira, a eletroforese pode ser realizada com corantes alimentares. Uma das amostras de corante ou DNA deverá estar representada duas vezes: uma vez como “material da cena do crime” e outra vez como suspeito.

Identificação do suspeito

Na última etapa, os alunos devem procurar qual conjunto de fragmentos (de DNA ou de corantes) dentre os suspeitos é semelhante ao conjunto obtido da cena do crime. Depois de todo o processo, eles devem ser capazes de explicar por que diferentes pessoas resultam em fragmentos de DNA de tamanhos diferentes.

Apesar do sucesso, o projeto de extensão ainda busca alternativas para ampliar a Oficina CSI, pesquisando equipamentos que atendam às especificações necessárias para a oficina e consigam manter o custo de produção abaixo de 100 reais. Um desses materiais é a estufa/transiluminador, produto que é voltado para visualizar o material genético em gel corado. A equipe busca criar um similar de baixo custo já que o preço do item científico profissional é superior a 5 mil reais.

O CientificaMente também disponibiliza outros experimentos em seu canal no Youtube. Além disso, a professora Maristela de Camargo propôs a seus alunos da graduação, na disciplina de Imunologia, a criação de vídeos didáticos a partir de temas mais acadêmicos para fazerem parte do projeto. Diversos assuntos relacionados à disciplina são abordados, desde a existência de uma nova espécie de joaninha até um estudo que analisa a relação entre casais a partir da variabilidade genética (“os opostos se atraem”).

Outros vídeos do CientificaMente

Sobre o CientificaMente

O projeto surgiu em 2015 com uma oficina chamada “Mãos na Massa”, quando participantes a partir de 13 anos realizavam visitas ao ICB-USP para a realização dos experimentos. Atualmente, o foco do projeto é ensinar as oficinas para professores do ensino básico para aplicação em sala de aula ou por meio de videoaulas. Com a nova abordagem junto aos professores, o projeto pretende alcançar um maior número de pessoas que o público das oficinas presenciais.  Com isso, desde 2017, o CientificaMente desenvolve o hackeamento de protocolos e equipamentos para tornar a ciência mais acessível. O projeto conta também com o CientificaMente Arte, que desenvolve manifestações artísticas sobre a ciência, como através de teatro e artes plásticas.

Para saber mais acesse o site https://cientificamenteusp.wordpress.com, o Facebook e o canal do projeto no Youtube.