Parque Cientec da USP oferece atividades para o público na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

No dias 19, 20 e 21 de outubro, os visitantes contam com uma programação especial do evento, que tem como objetivo mobilizar a população em torno da importância da ciência; a entrada é gratuita e aberta ao público

17/10/2023 - Publicado há 7 meses
Parque Cientec: atividades na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – Foto: Reprodução/TV USP

.
A 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT)
, maior evento de popularização da ciência no país, está sendo realizada desde sábado, dia 14 de outubro, e vai até o dia 22 de outubro em escolas, universidades, museus, centros de pesquisa, parques e jardins botânicos. Com o tema Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável, o evento conta neste ano com a participação do Parque Cientec da USP nos dias 19, 20 e 21 de outubro, das 9 às 16 horas. Localizado no bairro da Água Funda, em São Paulo, o parque tem entrada gratuita e aberta para visitação de todo o público.

A programação do Cientec tem cerca de 40 atividades, como experimentos, jogos interativos, oficinas, cursos e palestras – todos com objetivo de  mobilizar a população em torno da ciência, tecnologia e inovação. Entre os temas estão Arte e ciência no parque; Botânica em todo lugar; Brinquedos da física; Exposição sobre dinossauros; Microcósmico de gotas; Show de sombras coloridas e até Planetário.

Há também o Passeio das abelhas, onde é possível conhecer algumas espécies de abelhas nativas do Brasil. A atividade está organizada de forma a não oferecer nenhum risco para os visitantes e está focada na conscientização em torno da importância das abelhas para a polinização e da necessidade de preservarmos as espécies de cada região brasileira. Veja mais informações na página do Facebook.

Um dos ninhos de abelhas do Parque Cientec; passeio integra as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2023 – Foto: Marcos Santos/ USP Imagens

.
20 anos da SNCT

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi instituída por decreto presidencial em 9 de junho de 2004 e é realizada todos os anos durante o mês de outubro pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em parceria com unidades de pesquisa, agências de fomento e entidades vinculadas, comunidade científica, universidades, instituições de ensino de pesquisa, escolas, museus e jardins botânicos, secretarias estaduais e municipais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil.

O objetivo é mobilizar a população em torno da importância da ciência como ferramenta para geração de valor, de inovação, de riquezas, de soluções para os desafios nacionais, de inclusão social e melhoria da qualidade de vida. Durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, são realizadas, em todo o país, feiras e mostras científicas, palestras, cursos, oficinas, experimentos, atividades de observação do céu e visitas a museus e instituições de ciência e tecnologia.

Completando 20 anos de trajetória, a SNCT se transformou em efetiva política de Estado que amplia o debate, aprimora os instrumentos de estímulo e promove a realização de atividades de popularização da ciência, contribuindo para o desenvolvimento da cultura científica e para a inclusão social no Brasil.

Parque Cientec
Dias 19, 20 e 21 de outubro, das 9h às 16h
Av. Miguel Estéfano, 4.200, Água Funda, São Paulo
Mais informações no site ou pelo e-mail parquecientec@usp.br