Compreensão do ambiente marinho é crucial para sustentabilidade

Professor do IB trata da importância do estudo do mar para atividades econômicas e preservação ambiental

Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterImprimir esta páginaEnviar por e-mail

O Brasil sempre olhou o mar como recreação, mas agora tem descoberto as oportunidades de exploração de minerais e jazidas de petróleo. O diagnóstico é do professor do Instituto de Biociências e diretor do Centro de Biologia Marinha da USP,  Antonio Carlos Marques.

Segundo ele, o grande fascínio do homem pelo mar se contrasta com  o pouco conhecimento humano desse ambiente. O professor explica que, nessa busca pela compreensão do mundo marinho, a pesquisa da biodiversidade é importante. Ele comenta sobre a produção científica da USP na área.

Deficiências brasileiras nas questões ambientais têm custos para o Brasil, como a tragédia da barragem da Samarco, que afetou o litoral capixaba. O pesquisador aponta que é necessária maior compreensão do mundo marinho para exploração econômica de recursos  minerais e marinhos.

O Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.