Parceria aproxima estudantes de engenharia da USP do setor portuário

O Departamento de Engenharia Naval e Oceânica da Poli ganhou uma nova sala de aula, criando um ambiente para aproximação dos alunos das empresas do meio logístico

19/03/2024 - Publicado há 2 meses     Atualizado: 22/03/2024 as 10:16
Evento de parceria com professores da Poli e da empresa Santos Brasil – Foto: Divulgação/Poli USP

.
Resultado de uma parceria entre a Escola Politécnica (Poli) da USP e a empresa Santos Brasil, foi inaugurada no último dia 13 de março a Sala Santos Brasil Célio Taniguchi. A cerimônia, que homenageou o professor Célio Taniguchi, ex-diretor da Escola Politécnica da USP, falecido em março de 2023, contou com a presença de autoridades, professores, alunos e funcionários da USP. A iniciativa faz parte de investimentos da empresa na área de inclusão e desenvolvimento humano por meio da educação.

A parceria com a Santos Brasil, empresa que é referência em operações portuárias e logísticas, com atuação em dez terminais portuários (contêineres, veículos, carga geral e granéis líquidos), tem como objetivo aproximar os futuros engenheiros dos problemas reais e desafios tecnológicos envolvidos nas operações portuárias nacionais. A companhia, que administra o Tecon Santos, um dos maiores terminais de contêineres da América Latina, patrocinou, por meio do programa Parceiros da Poli, a reforma de uma sala de aula do Departamento de Engenharia Naval e Oceânica da Poli, localizada no Edifício de Engenharia Mecânica, Mecatrônica e Naval. Em formato de anfiteatro, trata-se da principal sala de aula e palestras utilizada nos cursos de graduação e pós-graduação de Engenharia Naval e Oceânica.

O professor da Poli, Marcos Mendes de Oliveira Pinto, que viabilizou a parceria e atua na área de transporte marítimo, instalações portuárias e comércio internacional, revelou a intenção do acordo de promover uma aproximação dos alunos da Poli com esta área, que segundo ele demanda profissionais habilitados a resolver diversas questões complexas na tomada de decisões. Ele ressaltou também a importância do desenvolvimento da área de logística para que o País seja cada vez mais eficiente e cada vez mais inserido no contexto do comércio internacional. “A sala cria um ambiente para aproximação dos alunos das empresas do meio logístico, particularmente da Santos Brasil”, concluiu o professor, ressaltando o potencial do espaço para promover eventos e diálogos que tragam os desafios da área e busquem soluções dentro da Universidade.

“A Santos Brasil espera que essa nova sala enriqueça a experiência acadêmica e que inspire alunos e professores a pensarem novos caminhos para o desenvolvimento do nosso País. Somos gratos pela oportunidade de aproximação com a academia e continuaremos a buscar meios de contribuir com a sua evolução”, destacou Antonio Carlos Sepúlveda, diretor-presidente da empresa.

Nova sala de aula do Departamento de Engenharia Naval e Oceânica da Poli – Foto: Divulgação/Poli

.
Entre as autoridades presentes na solenidade, estiveram o diretor da Escola Politécnica, professor Reinaldo Giudici, a pró-reitora adjunta de Pesquisa da USP, professora Suzana Torresi, que representou o reitor da USP, o engenheiro Fernando Emanuel Cavalcante Benites, do Centro de Coordenação de Estudos da Marinha em São Paulo, o pesquisador sênior do Laboratório de Infraestrutura e Energia do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), James Manoel Guimarães Weiss, neste ato representando a diretora-presidente do IPT e ex-diretora da Poli, professora Liedi Legi Bariani Bernucci, o engenheiro Antônio Carlos Sepúlveda, diretor-presidente da Santos Brasil, o chefe do Departamento de Engenharia Naval e Oceânica, professor Celso Pupo Pesce, e o professor Marcos Mendes de Oliveira Pinto.

Homenagem

O professor Célio Taniguchi tem trajetória ligada à Poli desde sua entrada no curso de Engenharia Naval, em 1957, quando ainda como graduando frequentou atividades práticas no tanque de provas do IPT – na época, o curso já vinha na esteira do desenvolvimento da Marinha no país. A partir de 1965, se tornou professor da Poli, e de 1994 a 1998 exerceu o cargo de diretor, participando da reforma curricular dos cursos de Engenharia. Fez mestrado em Ocean Engineering pela Massachusetts Institute Of Technology (MIT), em 1972, doutorado em Engenharia Metalúrgica pela USP (1974) e pós-doutorado pela MIT (1975). Atuou na área de Engenharia Naval e Oceânica, com ênfase em Projeto de Navios e de Sistemas Oceânicos.

Rádio USP

A rádio USP, em sua edição de hoje (22), também ouviu sobre esse tema o professor Marcos Mendes de Oliveira Pinto, entrevista que pode ser acompanhada pelo link abaixo:

Logo da Rádio USP

(Post atualizado em 22/03)

Com informações da Assessoria de Imprensa da Poli USP