.
Lançado no mês de agosto, em Bauru, o livro Ortodontia Prática homenageia o conhecimento básico na prática clínica da ortodontia, especialidade odontológica responsável por corrigir e alinhar os dentes e ossos dos maxilares. “É a primeira camada do saber sobre a qual será construída a formação profissional”, explica a autora Daniela G. Garib, professora da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP.
Escrita em parceria com outros três especialistas da área, a obra une os conceitos de base da ortodontia com a interatividade da realidade aumentada. O lançamento da editora Dental Press ocorreu durante o 12º Encontro Internacional de Ortodontia realizado no campus da USP em Bauru.
O leitor vai encontrar uma vasta ilustração com o passo a passo de procedimentos clínicos, além de ferramentas interativas que contribuem no aprendizado. “É um clássico que inovou com o avanço tecnológico. Cada capítulo traz um ‘QR code’ e o leitor pode imediatamente acessar vídeos de seu celular com a demonstração de como fazer um procedimento de maneira detalhada e didática”, explica Daniela.
A obra é voltada a alunos de pós-graduação, mas pode auxiliar outros estudantes e profissionais do ramo. E mais, por unir o básico, como princípio, e o moderno, pela interação tecnológica embutida, o livro torna-se uma leitura também para o especialista.
Nos onze capítulos, que formam uma sequência lógica, são apresentados desde os instrumentais mais utilizados da área até a confecção de dobras de terceira ordem e propostas de mecanismos de verticalização de molares.
Primeiros passos
“Este livro representa o início de tudo”. Assim se expressam os autores logo na apresentação. “A ortodontia nasce exatamente aí, nos primeiros laboratórios, nas marcas nos dedos, nos borrões, na criatividade e inventividade dos mestres e aprendizes. Os calos e os olhares atentos e ávidos são as características mais marcantes desta etapa do aprendizado. Por este motivo, ao prepararmos este livro, fomos transportados à delicadeza e frescor daqueles primeiros anos”.
O livro traz o prefácio do ortodontista e professor aposentado da USP Leopoldino Capelozza Filho, referência mundial na área. Ele presta uma honesta homenagem ao ensino da Ortodontia e aos autores, em especial ao professor Omar Gabriel da Silva.
“Ensinar o básico pressupõe conhecimento suficiente para admitir sua importância. Em tempos de conceitos frágeis e tecnologia intensa, onde é possível comprar pronto os aparelhos que fazem o tratamento ortodôntico, é admirável o esforço dos autores desse livro, Daniela, Tulio, Arthur e Omar, em debruçarem mãos, olhos e mentes sobre a base da prática ortodôntica. Seguem todos a orientação do mestre primeiro, Dr. Omar, e evitam deixar de lado os pilares que sustentam a prática da boa Ortodontia”, escreve Capelozza.
Ortodontia Prática já tem lançamentos previstos em Campo Grande (MS), Belém (PA) e Belo Horizonte (MG).
.
.
Os autores
Daniela G. Garib – Professora associada de Ortodontia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) e Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho). Mestre e doutora em Ortodontia e Ortopedia Facial pela FOB. Pós-doutorado na Harvard School of Dental Medicine, Boston, EUA.
Tulio Silva Lara – Professor do curso de Ortodontia Preventiva e Interceptiva “Professor Omar Gabriel da Silva Filho”. Oficial dentista da Força Aérea Brasileira. Mestre e doutor em Ortodontia pela Unesp, Araçatuba.
Arthur César de Medeiros Alves – Professor adjunto de Ortodontia do Departamento de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestre e doutor em Ortodontia pela FOB. Aperfeiçoamento em Ortodontia Preventiva e Interceptativa pela UFRN, Profis-Bauru e HRAC/Centrinho.
Omar Gabriel da Silva Filho – Ortodontista do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo. Fundador e coordenador (1983-2010) do Curso de Ortodontia Preventiva e Interceptiva “Professor Omar Gabriel da Silva Filho”
Também contribuíram na elaboração da obra diversos outros profissionais ligados à USP e ao Curso de Ortodontia Preventiva e Interceptiva “Professor Omar Gabriel da Silva Filho”.
Com informações da Assessoria de Imprensa da USP em Bauru