Instituto do Coração de São Paulo é eleito o melhor hospital da América Latina em cardiologia

Ligado ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Incor foi avaliado no World’s Best Specialized Hospitals 2024, divulgado anualmente pela revista americana “Newsweek”

19/09/2023 - Publicado há 8 meses
Fachada do Incor, eleito melhor hospital em cardiologia da América Latina – Foto: Rovena Rose/Agência Brasil

.
O ranking World’s Best Specialized Hospitals 2024, divulgado anualmente pela revista americana Newsweek, divulgou na última semana a lista dos 300 melhores hospitais de cardiologia e os 150 melhores de cirurgia cardíaca em todo o mundo. O Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) ficou em primeiro lugar entre os hospitais da América Latina e em 21º lugar na cardiologia clínica no contexto mundial, ao lado de centros clínicos como Cleveland Clinic, Massachusetts General Hospital, Mayo Clinic, The Johns Hopkins Hospital e Duke University Hospitals, entre outros.

“Este é um reconhecimento do Incor como um dos mais importantes centros de saúde do País e do mundo, conquistado com resultados em novas técnicas de tratamentos clínicos e cirúrgicos, em diagnóstico e na pesquisa básica, que são referências de protocolo no Brasil e no exterior”, destaca Roberto Kalil Filho, presidente do instituto e diretor da Divisão de Cardiologia Clínica.

O Incor, fundado em 10 de janeiro de 1977, desenvolve atividades de ensino, pesquisa e prestação de serviços à comunidade do HC-FMUSP, realiza mensalmente cerca de 15 mil consultas ambulatoriais e atende uma média de 2 mil pessoas em sua Unidade de Emergência Referenciada. Realiza 1.800 cirurgias por ano, sendo 60% cardíacas, 25% vasculares e 15% torácicas. Possui 12 salas cirúrgicas, sendo 10 delas dedicadas à cirurgia cardiovascular e duas à cirurgia torácica.

É considerado um legado de expoentes da cardiologia e da pneumologia brasileira e internacional, entre eles os professores Euryclides de Jesus Zerbini e Luiz Venere Décourt, que lideraram a equipe do primeiro transplante de coração da América do Sul, e um dos precursores no mundo, Adib Jatene, que foi ministro da Saúde por duas vezes (1992 e 1995 a 1996), e Fulvio Pileggi, reconhecido como um grande incentivador do desenvolvimento da ciência médica em cardiologia.

“Ser o melhor hospital de cardiologia e cirurgia cardiovascular da América Latina demonstra que estamos trilhando um caminho de liderança, resultado do esforço e dedicação de nossos profissionais em assistência, pesquisa, ensino e inovação”, ressalta Kalil Filho.

Foto: Divulgação / Newsweek

Hospital de alta complexidade

O Incor é considerado um hospital público de alta complexidade, especializado em cardiologia, pneumologia e cirurgias cardíacas e torácicas. Também oferece uma gama de serviços especializados, incluindo cardiologia, cirurgia cardiovascular, cardiologia pediátrica e reabilitação cardíaca, entre outros.

Além de ser um polo de assistência – desde a prevenção até o tratamento, o Instituto do Coração também se destaca como um grande centro de pesquisa, ensino e inovação, com vários ensaios clínicos e projetos de pesquisa em andamento. Para a manutenção de sua excelência, o instituto tem suporte financeiro da Fundação Zerbini, entidade privada sem fins lucrativos.

“A equipe do Incor se dedica a oferecer atendimento da mais alta qualidade aos seus pacientes, e esse reconhecimento é uma prova de seu comprometimento e trabalho árduo. Eles continuarão buscando a excelência em tudo o que fazem, a fim de manter sua posição como o melhor hospital cardiológico da América Latina”, conclui Kalil Filho.

Para conferir o World’s Best Specialized Hospitals 2024 clique aqui.

Texto: Assessoria de Imprensa da FMUSP