Instituto da Criança do HC realiza milésimo transplante hepático infantil em menina com doença rara

Primeiro serviço público de transplante hepático do Brasil, o Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, em São Paulo, é referência na América Latina sobretudo na realização da técnica intervivos

22/06/2023 - Publicado há 10 meses
Cirurgia de transplante de fígado no Instituto da Criança do HC-FMUSP – Foto: Markione Santana/HC-FMUSP

.
Com apenas cinco anos de idade, a pequena Alice entrará para a história do Instituto da Criança e do Adolescente (ICr) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP) ao participar do milésimo transplante hepático da instituição, no último dia 19 de junho.

Portadora de cirrose por deficiência de alfa-1 antitripsina (distúrbio genético raro que impacta na produção, pelo fígado, de uma importante enzima com função protetora dos pulmões), desde novembro de 2022, quando a equipe definiu sobre a necessidade do transplante, Alice aguardava a liberação de um órgão para o procedimento de alta complexidade.

Sem a oferta do órgão a partir de um doador cadáver, após oito triagens fracassadas de compatibilidade entre seus familiares, o aval para a realização do transplante pela modalidade intervivos chegou a partir da generosidade de um amigo da família de longa data.

A legislação brasileira permite que cônjuges e parentes de até quarto grau sejam doadores. Para que pessoas não parentes possam se tornar doadores, é necessária uma autorização judicial. Para Alice e seu doador, o aval saiu no início da segunda semana de junho.

Procedimento de alta complexidade realizado integralmente pelo SUS, o transplante hepático intervivos da pequena Alice durou aproximadamente 12 horas e envolveu uma equipe composta com quase 20 profissionais especializados.

Fundado em setembro de 1989, o Serviço de Transplante Hepático Pediátrico do ICr do HC-FMUSP é referência na América Latina. Realizando o procedimento intervivos desde agosto de 1998, mesmo no momento de maior contenção imposta para o controle da pandemia da covid-19, o serviço conseguiu manter uma média de realização de quatro procedimentos mensais. Em 2022, essa modalidade representou 90% do volume total de transplantes realizados pelo serviço.

Rafael de Souza Reis (pai), Alice Bresson Reis (filha) e o doador Leonardo Cesar Mendes dos Santos – Foto: Markione Santana/HC-FMUSP

.
Cerca de 20% dos transplantes realizados pelo instituto são motivados por insuficiência hepática aguda – quadro de desordem sistêmica em decorrência da falência aguda da função do fígado, em sua maioria, por causa indeterminada. Vale ressaltar que o fígado é o único órgão humano que consegue se regenerar, com capacidade de se refazer.

“Esperamos que a história da Alice sirva como um importante exemplo de superação a partir dos avanços conquistados pela medicina em prol da vida, mas também como um agente de atenção e sensibilização para a importância da doação de órgãos”, afirma a professora Ana Cristina Aoun Tannuri, chefe do Serviço de Cirurgia Infantil e Transplante Hepático do ICr HC-FMUSP.

“Afinal de contas, é a partir do sim de muitas famílias que pacientes pediátricos e adultos, sem mais recursos terapêuticos além do transplante, podem ter a esperança de sobreviver e continuar a escrever uma trajetória de novas conquistas”, finaliza.

Show Mil Motivos Para Doar

Promovido em benefício ao ICr do HC-FMUSP e com o objetivo de celebrar a marca histórica de 1.000 transplantes hepáticos, o show Mil Motivos Para Doar reunirá artistas populares brasileiros em apresentação no dia 30 de agosto, às 20h, no Centro de Convenções Rebouças, no bairro de Pinheiros, zona oeste de São Paulo.

Com as presenças confirmadas de Pedro Mariano, Kiko Zambianchi, Kall Medrado, Wilson Simoninha, Silvio Britto, Sabrina Parlatore e Helô Pinheiro, a ação é organizada pela ZAZ Produções, Derico e Sérgio Sciotti. Os ingressos estão à venda na plataforma Sympla. Mais informações no site icr.usp.br/milmotivosparadoar.

Texto: Assessoria de Imprensa do HC-FMUSP