Hospital da USP recebe selo internacional único na América Latina

Instituto Joanna Brigs reconheceu o trabalho do Hospital Universitário em relação a práticas baseadas em evidências científicas

 17/06/2019 - Publicado há 5 anos
Por
Selo reconhece o Hospital Universitário como organização endossada pelo JBI  – Foto: Cecília Bastos / USP Imagens

A aplicação de novas rotinas em enfermagem permitiu ao Hospital Universitário (HU) da USP, em São Paulo, tornar-se o primeiro na América Latina a receber o selo Endorsement, do Instituto Joanna Brigs (JBI). Com sede na Austrália, o instituto é uma organização internacional de pesquisa e desenvolvimento, sem fins lucrativos, com colaboradores em todo o mundo.

O selo reconhece o trabalho do Departamento de Enfermagem do HU – parceiro do JBI desde 2013 -na implementação das chamadas práticas baseadas em evidências científicas, explica a professora da Escola de Enfermagem (EE) da USP, Heloisa Peres.

Estas práticas são decisões na enfermagem fundamentadas em estudos e pesquisas. As evidências são o conhecimento científico considerado de melhor qualidade pela equipe técnica. Segundo Heloisa, as práticas baseadas em evidências são nada mais que “protocolos consagrados a partir da busca dos melhores tratamentos na literatura médica e a implementação destas práticas.”

Mais do que a aplicação da ciência, o contexto também é considerado. “O Hospital Universitário é público, os recursos são limitados. Temos que usar os recursos da melhor maneira possível. Nem sempre o tratamento mais caro é o melhor”, conta a enfermeira Flávia Maia, uma das responsáveis pelo projeto no HU. As práticas também incluem as preferências de pacientes e o conhecimento dos enfermeiros.  

A diretora do JBI no Brasil, Vilanice Alves, considera o movimento inovador porque aproxima teoria e prática ao aplicar o conhecimento científico na rotina do hospital.

Grupo da USP participante do projeto no Hospital Universitário – Foto: Cecília Bastos / USP Imagens

A cultura das práticas baseadas em evidências não é novidade no Departamento de Enfermagem. A parceria entre o JBI e o Hospital Universitário existe desde 2009, com os primeiros cursos de capacitação de profissionais de enfermagem. Em 2013, foi criado o Núcleo de Enfermagem Baseado em Evidências, o Nuebe, que produz estudos em conjunto com a Universidade de Adelaide, na Austrália. O trabalho de capacitação dos últimos anos, inclusive com formações em Adelaide, permitiu que o departamento recebesse o selo.

O Instituto Joanna Brigs é especializado em pesquisa sobre práticas em evidências e estudos de revisão sistemática. O convênio com o Hospital Universitário permite que estes estudos e orientações sejam implementados pelos enfermeiros da instituição.

 

Identificação de risco de quedas de pacientes é uma das práticas simples e de grande importância colocadas em prática no hospital – Foto: Cecília Bastos / USP Imagens

 

O hospital conta com vários projetos, alguns já publicados em revistas internacionais. “Os estudos são amplos, abrangemos todas as áreas do hospital nesse processo”, conta Heloisa. Por exemplo, métodos para evitar que o paciente caia da cama, ocasionando novos ferimentos. “Isso aumenta os custos e o tempo do paciente no hospital, que veio para fazer um exame e precisa fazer outro”, explica Flávia. Processos simples baseados em evidências, como a identificação de pacientes mais propensos a quedas e acompanhamento frequente da equipe de enfermagem, reduzem esse tipo de caso.

“É importante um hospital universitário que já capacita alunos por um olhar diferenciado”, destaca Heloisa, lembrando o papel do HU na formação de futuros profissionais da área da saúde.

.

.

.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.