Horta comunitária da Faculdade de Medicina da USP - Foto: Cecília Bastos/Jornal da USP

Há dez anos, horta comunitária da USP promove educação ambiental e alimentação saudável

Semana comemorativa de aniversário da horta comunitária da Faculdade de Medicina da USP contará com oficinas, atividades na cozinha e seminário sobre agricultura

07/06/2023 - Publicado há 11 meses     Atualizado: 22/06/2023 as 11:24

Maria Fernanda Barros

Neste mês, a horta comunitária da Faculdade de Medicina (FM) da USP completa dez anos de existência. Do dia 12 ao 16 de junho, será realizada uma série de atividades abertas ao público que evocam o legado socioeducativo do projeto, unindo a medicina à alimentação saudável e integrando a sociedade às ações de educação ambiental. A programação da semana comemorativa inclui oficinas sobre plantio e medicina culinária, uma exposição de fotos dos insetos da horta e um seminário de agricultura urbana; as inscrições são gratuitas e estão disponíveis neste link.

A horta nasceu a partir do cultivo de alguns temperos em um espaço da Faculdade de Medicina até então inutilizado, localizado no terraço da faculdade, próximo ao Prédio da Administração, na Av. Dr. Arnaldo 453, conta Thais Mauad, professora da FM e coordenadora da iniciativa.

Com o passar dos anos, mais pessoas se voluntariaram para colaborar, o que viabilizou a organização de ações voltadas ao curso e à sociedade, como a criação da disciplina de Medicina Culinária e o fornecimento de ervas e temperos aos pacientes do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP, em São Paulo. “A horta hoje tem esse papel socioeducativo, para pensar em alimentação saudável na medicina e tentar introduzir na dieta do hospital um pouco mais de biodiversidade”, afirma Thais.

Professora Thais Mauad, coordenadora da horta - Foto: Cecília Bastos/Jornal da USP

Hoje são cerca de 500 metros quadrados de cultivo de plantas medicinais, frutas, verduras e flores comestíveis. Toda semana, são doados temperos como alecrim, tomilho, hortelã e salsinha, utilizados para enriquecer a dieta dos pacientes, seja elaborando chás ou adicionando sabor às refeições. O projeto também provê ervas mais diversas, as chamadas Plantas Alimentícias Não Convencionais (Panc), como a folha de batata-doce. Essa proposta de introduzir a biodiversidade alimentar no tratamento hospitalar é uma das principais realizações do projeto, diz a professora: “Conseguimos colocar diferentes alimentos da nossa horta dentro do hospital”.

Medicina culinária e agricultura urbana

Outro propósito da iniciativa é disseminar conhecimentos sobre agricultura urbana na maior metrópole da América Latina. “Queremos mostrar que é possível plantar na cidade”, aponta Thais. Tanto é possível, que hoje o espaço se tornou rico em flora e fauna: além das plantas, a horta abriga mais de 100 tipos de borboletas. Segundo Thais, é um lugar de encontros, que proporciona um aprendizado de dupla via entre a Universidade, a natureza e a sociedade civil. “É um local para as pessoas que querem cultivar alimentos, mas não têm espaço onde moram. É um serviço que fazemos para a sociedade, mas também ganhamos porque os voluntários nos ensinam bastante”, relata.

Borboleta na horta da FMUSP - Foto: Cecília Bastos/Jornal da USP

Cultivos na horta comunitária - Foto: Horta FMUSP/Redes Sociais

A horta é totalmente aberta ao público, tanto para plantar, quanto para visitar e coletar os alimentos cultivados. Atualmente, ela é inteiramente mantida por voluntários e a maioria deles é composta de funcionários e pessoas de fora da comunidade USP. A cada três meses, é organizada uma feira agroecológica para arrecadar verbas que garantem recursos básicos ao projeto, como mudas, terra e equipamentos de plantação.

A professora Thais também coordena a horta agroecológica do Centro de Práticas Esportivas (Cepê) da USP, apoiada pelo Programa USP Sustentabilidade. Essa iniciativa surgiu após a construção da horta na Faculdade de Medicina, com o propósito de expandir as atividades para a Cidade Universitária.

Guia informativo sobre plantas medicinais

As plantas medicinais podem ajudar no tratamento de várias enfermidades, mas precisam ser consumidas com cuidado. Para orientar a população sobre o assunto, voluntários da horta da FMUSP publicaram um guia informativo.

O Guia informativo sobre plantas medicinais lista e identifica as ervas por nomes científicos e populares, orienta sobre o momento adequado para coleta, seleção das folhas e modo de preparo dos chás. A publicação está na internet e pode ser acessada gratuitamente neste link. Confira os detalhes no vídeo:

Programação: Dez anos da horta comunitária da USP

Oficinas na horta
Local: Horta da FMUSP
Av. Dr. Arnaldo 453 – Cerqueira César

• 12/6/2023
    Oficina de Plantas Medicinais
    Ana Flávia Marçal Pessoa
  • 13/6/2023
    Como plantar em pequenos espaços
    Paulo Sérgio Zembruski
  • 14/6/2023