Gametur educativo oferece aventura realista em 3D na Floresta Amazônica

“Floresta Virtual”, criado no Espaço Interativo de Ciências na USP em São Carlos, é uma ferramenta educativa que simula uma aventura em 3D realista, dirigida ao público infantojuvenil, e está disponível para download gratuito

 10/11/2023 - Publicado há 6 meses
Jogo educativo disponível para computadores traz informações sobre o bioma da Floresta Amazônica – Arte sobre foto/Floresta Virtual

.
O jogo para PC Floresta Virtual é um gametur pelo bioma mais importante do nosso planeta, a Floresta Amazônica. Trata-se de uma ferramenta educativa que permite que usuários se conectem com esse bioma de forma lúdica através de uma aventura que une conhecimento e emoção. Destinado ao público infantojuvenil, foi desenvolvido para ser acessado pela internet e está disponível para download gratuito no arquivo compactado. É necessário baixar no computador, descompactar e acessar o arquivo executável que dá acesso ao jogo.

Desenvolvido pela equipe do Espaço Interativo de Ciências (EIC), o projeto é ligado ao Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP e ao Centro de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade e Fármacos (CIBFar), coordenado pelo professor Glaucius Oliva, do IFSC. Segundo os autores, o objetivo é despertar nos jovens a importância da preservação da imensa biodiversidade existente na Floresta Amazônica e o conhecimento dos povos que a habitam, utilizando a linguagem computacional de um jogo virtual.

O gametur funciona por meio da simulação em 3D realista, utilizando ferramentas digitais. O passeio em realidade virtual é guiado através de uma seta, localizada na parte superior da tela, que auxiliará o jogador a localizar diferentes plantas, animais e curiosidades da floresta, desde as onças-pintadas até gigantescas árvores como a sumaúma. Durante a navegação, o visitante irá interagir com elementos que compõem o bioma, adquirindo conhecimentos gerais e específicos sobre cada um deles. Além disso, ao longo do percurso o usuário poderá participar de “quizzes” e conquistar bonificações que testarão os conhecimentos adquiridos sobre a floresta e os povos originários e ribeirinhos que a habitam.

No gametur, jogador explora ambiente aquático na floresta e aprende sobre as espécies – Foto: Divulgação/Floresta Virtual EIC

.
Processo de criação

O projeto envolveu uma equipe multidisciplinar de especialistas e estudantes de diferentes áreas tanto de Tecnologia da Informação (TI) como de Ciências da Natureza, sob a orientação geral da professora Leila Beltramini, também professora sênior do IFSC e pesquisadora do CIBFar. A mídia foi desenvolvida através da modelagem 3D de uma floresta e pode ser acessada por computadores com diferentes graus de configurações. Para isso os estudantes foram orientados a trabalhar em lood Level of detail, texturas do tipo “PBR” e otimização de scripts.

Página inicial do gametur na Floresta Amazônica – Foto: Divulgação/Floresta Virtual EIC

.
As ferramentas computacionais mais utilizadas foram: Unity 3D, uma ferramenta que permite criar jogos interativos e aplicativos em 3D de alta qualidade, através de recursos como física, renderização, animações, gráficos e som; Blender, software de modelagem 3D, animação e renderização que permite criar cenas tridimensionais, de objetos simples a cenas elaboradas, utilizado para criar toda a modelagem da floresta, dos animais e animações; Gimp, software de edição de imagens que foi usado para o desenvolvimento da edição de todas as imagens Bilboards (técnica que permite que uma determinada imagem em um foco fique sempre virada para a câmera) e Figma, ferramenta de design on-line que foi usado para o desenvolvimento de interface do jogo e sua prototipação de user interface (UI) e user experiences (UX).

Como usar

Para participar do gametur é necessário baixar o arquivo compactado em formato .zip neste link, aguardar o upload e acessar o arquivo “FlorestaVirtual.exe” para dar início ao jogo. É necessário optar entre quatro modalidades navegação no jogo que apresentam desafios diferentes: livre, iniciante, descobridor e explorador.

Modalidade de jogo de acordo com o número de desafios – Foto: Divulgação/Floresta virtual

.
Depois, navegando pela floresta guiado pelas setas, o navegante se aproxima de uma espécie, vegetação ou curiosidade e aparecerá uma mensagem na tela para que ele explore o conteúdo didático, que será acessado clicando a tecla H. As teclas A, S, D e W permitem que o jogador se movimente pela floresta, e o mouse indicará a direção a seguir. A cada item ou curiosidade explorados o jogador será habilitado com um distintivo que aparecerá na parte inferior da tela. Clicando em Q e E, respectivamente, poderá avançar ou retroceder aos distintivos visíveis.

Ao final do passeio pela floresta o jogador será direcionado para o acampamento e, neste local, poderá revisar os conhecimentos adquiridos respondendo a um quiz, sobre a fauna e a flora exploradas. “O gametur estimulará  funções executivas como memória, planejamento e atenção dos jovens, ao mesmo tempo que os levará a conhecer o potencial desta floresta, a importância de sua preservação e do conhecimento dos povos ancestrais e ribeirinhos na exploração sustentável de sua flora e fauna”, destacam os autores do jogo.

Para baixar o gametur Floresta Virtual clique aqui. Mais informações neste link.

.

 

*Com informações da Assessoria de Comunicação do IFSC-USP


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.