Faculdade de Medicina da USP lança guia de localização e serviços

Endereço, mapas e contatos indicam onde ficam as unidades do complexo, que inclui o Hospital das Clínicas; objetivo é agilizar trajeto

07/12/2020

A Faculdade de Medicina (FMUSP) lançou um guia de localização e serviços disponíveis no complexo, um dos maiores centros de pesquisas médico-científicas do País. O objetivo é facilitar a identificação dos locais de interesse e agilizar o trajeto.

O guia informa o endereço e o acesso a cada uma das três portarias do complexo que abriga oito edifícios; o polo Pacaembu e o Centro Acadêmico Arnaldo Vieira de Carvalho, que fica na Cidade Universitária, no Butantã. O curso de Medicina fica localizado em Pinheiros, em uma área construída de 44 mil metros quadrados.

Além dos serviços e departamentos da faculdade, o guia também aponta a localização dos oito institutos especializados e demais unidades que compõem a área do Hospital das Clínicas – o maior da América Latina.

A FMUSP integra o Quadrilátero da Saúde/Direito, um campus em São Paulo que abrange as unidades da USP situadas na região central da cidade. Conta com unidades administrativas, de ensino e pesquisa e está localizado entre as avenidas Rebouças, Dr. Arnaldo e as ruas Oscar Freire e Teodoro Sampaio. No guia, é possível situar as unidades espalhadas em Pinheiros, assim como a Faculdade de Direito, no Largo São Francisco.

Faculdade de Medicina lança guia de localização e serviços.

Os três mapas do complexo da Faculdade de Medicina da USP

Saúde em números

Faculdade de Medicina

Fundada em 1912, a Faculdade de Medicina da USP oferece 4 cursos de graduação: Medicina, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional. Em 1931, o médico Arnaldo Vieira de Carvalho inaugurou o prédio atual, tombado em 1981 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAAT). Considerado um dos maiores centros de pesquisas médico-científicas do País, com 66 laboratórios de investigação médica e 230 grupos de pesquisa.

Hospital das Clínicas

Inaugurado em 1944, o Hospital das Clínicas (HC) é um hospital-escola que une ensino, pesquisa e assistência médica gratuita à população. Realiza mais de um milhão de consultas ambulatoriais, cerca de 232 mil atendimentos de urgências e emergências e 50 mil cirurgias, anualmente.
O complexo hospitalar do HC ocupa uma área de 600 mil metros quadrados, com cerca de 2,4 mil leitos distribuídos entre os oitos institutos especializados e dois hospitais auxiliares.