Evento em São Carlos reúne palestras sobre Ciência do Petróleo

Em sua oitava edição, o “Workshop on Porous Media” terá participação de professor da Universidade de New Brunswick, no Canadá

 21/01/2020 - Publicado há 4 anos
Evento terá palestrantes da USP e outras instituições, falando sobre temas importantes para a indústria petroleira – Foto: Pedro Bolle/USP Imagens

.

Nos dias 28 e 29 de janeiro acontecerá, no Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP, o VIII Workshop on Porous Media – Petroleum Science: Magnetic Resonance Imaging, MicroCT, Digital Rock & Single-Sided NMR. Promovido pelo  Laboratório de Espectroscopia de Alta Resolução por RMN (Lear) do IFSC desde 2016, o evento traz especialistas de diferentes instituições para apresentar palestras sobre temas importantes para a indústria do petróleo.

Para participar, é necessário fazer inscrição.

O evento aproveita a visita ao Brasil do professor Bruce J. Balcom, da Universidade de New Brunswick, Canadá. Balcom atua na área de Ressonância Magnética Nuclear, com destaque para Geração de Imagens e Estudos de Meios Porosos, incluindo Rochas Reservatório de Petróleo. No workshop ele ministrará três palestras.

Também participarão como palestrantes pesquisadores do IFSC, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), do Laboratório de Integrações Tecnológicas em Análises de Rochas e Fluidos (InTRA) da USP, da IBM Research – Brasil e do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes) da Petrobras. Dentre os temas que serão discutidos está o desenvolvimento de equipamentos de Ressonância Magnética Nuclear (RMN) com magnetos unilaterais, fundamental para a perfilagem de poços de petróleo.

A programação completa pode ser acessada neste link, em inglês.  As palestras têm início a partir das 14 horas do primeiro dia do evento. Mais informações no site do Lear.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.