.
Em 1859, a obra A Origem das Espécies, escrita pelo naturalista inglês Charles Darwin (1809-1882), mudaria para sempre a história da humanidade. Séculos após a publicação, que apresenta a teoria da seleção natural e da evolução, as ideias do pesquisador permanecem relevantes para a ciência, influenciando não apenas a biologia, mas várias outras áreas do conhecimento como a psicologia, a filosofia e a antropologia.
Para celebrar o aniversário de Darwin e suas principais ideias, o Darwin Day é comemorado em várias partes do mundo. No Brasil, o Museu de Zoologia (MZ) da USP organiza uma série de eventos entre os dias 12 e 29 de fevereiro.
A programação inclui a mesa-redonda Por que comemorar o Dia de Darwin?, com participação de membros do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Educação, Divulgação e Epistemologia da Evolução Charles Darwin (EDEVO-Darwin) da USP, no dia 12, das 19 às 21 horas. Para esta atividade é preciso realizar inscrição.
Há ainda palestras, brincadeiras, minicurso e mostra de filmes. Entre eles, A viagem de Charles Darwin – Darwin no Brasil (BBC), no dia 15 de fevereiro, a partir das 14 horas.
A programação completa e outras informações podem ser acessadas no site do evento. O Museu de Zoologia da USP fica na Av. Nazaré, 481 – Ipiranga, em São Paulo-SP;
Com informações do Museu de Zoologia da USP