Cinquentenário do Instituto de Biociências mostra importância da filosofia das ciências

Filosofia e história das ciências foram temas de uma das principais mesas de debates nas comemorações dos 50 anos do IB

12/12/2019 - Publicado há 4 anos
Logo da Rádio USP

Na opinião do professor José Eli da Veiga, o cinquentenário do Instituto de Biociências merece ser lembrado, principalmente, por ter apresentado uma programação “nada protocolar”. No encontro, realizado na última quinta-feira (5), foi apresentado um balanço do que tem sido feito nas áreas de pesquisa, ensino e extensão. “Houve participação ativa de alunos e docentes aposentados”, conta o colunista, ressaltando as homenagens prestadas aos professores Paulo Nogueira Neto, Crodowaldo Pavan e Paulo Sawaya.

Eli da Veiga chama atenção para uma das palestras do encontro, em que o professor Roberto de Andrade Martins abordou o método de pesquisa de Charles Darwin. Físico formado na USP e que atuou na Unicamp, Martins se dedicou à história e filosofia das ciências, temas que, na opinião do colunista, “deveriam ter muito mais ênfase em todas as carreiras da universidade”. Eli da Veiga destaca ainda a organização do evento, que foi feita pelas professoras Maria Elice Prestes, Gabriela Longo e pelos docentes Igor Ramos e Paulo Dias da Rocha, todos sob a direção do professor Marcos Buckeridge, atual diretor do IB.

Ouça no link acima a íntegra da coluna Sustentáculos.

Sustentáculos
A coluna Sustentáculos, com o professor José Eli da Veiga, vai ao ar quinzenalmente quinta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção na Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.