Programação especial na USP mostra contribuições de Charles Darwin para a ciência

Com o objetivo de incentivar o pensamento científico, o “Darwin Day” tem programação de palestras, oficinas e filmes no Museu de Zoologia da USP até o dia 26 de fevereiro; outras unidades da USP também participam

03/02/2023 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 06/02/2023 as 12:21
Selo comemorativo de Darwin na República Tcheca – Foto: Wikimedia Commons

.
Comemorado mundialmente em alusão ao nascimento de Charles Darwin, o “pai” da Teoria da Evolução e considerado um dos maiores cientistas da história da humanidade, o Darwin Day, no dia 12 de fevereiro, tem o objetivo de incentivar o pensamento científico. Na USP, a data conta com atividades e divulgação de conteúdos temáticos relacionados à teoria evolutiva e sua relação com nosso cotidiano.

No Museu de Zoologia (MZ), a celebração da data é uma tradição e, neste ano, as atividades acontecem de 4 a 26 de fevereiro, presencialmente, na Avenida Nazaré 481, no bairro do Ipiranga, em São Paulo. Todas são gratuitas e sem necessidade de inscrição. Confira:

4 de fevereiro (sábado)

• Oficina Um museu para colorir – das 14 às 16 horas

4 e 5 de fevereiro (sábado e domingo)

• Caçada no Museu – Especial Charles Darwin – das 10h30 às 12h30 e das 14 às 16 horas
  • A Folia de Darwin – Oficina de máscaras – das 10h30 às 12h30
  • Sessão de cinema: No Jardim de Darwin (BBC/Inglaterra, 2009, 57 min.) – das 11 às 12 horas e das 14 às 16 horas

5 de fevereiro (domingo)

• Ilustração científica descomplicada, com Daniela Bená (entomóloga e ilustradora científica) – das 14 às 16 horas

8 a 26 de fevereiroMostra Especial Charles Darwin

11 de fevereiro (sábado) – a partir das 14 horas

• Palestra DNA e EvoluçãoComo funciona o laboratório do MZ, com Jaqueline Battilana (Laboratório de Biologia Molecular do MZ)

12 de fevereiro (domingo)

• A partir das 10h30 – Palestra Águas perigosas, predadores do passado e do presente, com Amanda Alvez Gomes e Bruno Gonçalves Augusta (do Canal Zoomundo)
  • A partir das 14 horas – Palestra Darwin e o Crânio de 18 PenceMamíferos pré-históricos da América do Sul, com Ariel Milani (Universidade Estadual do Norte do Paraná)

Programação anual

O Darwin Day faz parte do calendário paulista desde 2005, quando o Museu de Zoologia da USP passou a oferecer todos os anos, durante o mês de fevereiro, uma programação especial que busca destacar, a partir da figura simbólica do naturalista, a importância da teoria evolutiva para nossa compreensão não apenas sobre a origem e dinâmica da biodiversidade, como também sobre nosso papel neste contexto.

A programação completa das atividades de fevereiro do Museu de Zoologia da USP está no facebook do MZUSP.
.

O Museu de Zoologia (MZ) da USP está localizado na Av. Nazaré, 481 – Ipiranga, São Paulo – SP. A entrada e participação no Darwin Day são gratuitas, sem necessidade de inscrição prévia. Classificação etária: Livre. Para mais informações, ligue (11) 2065-8140 ou acesse o facebook do Museu.

Outras unidades

No dia 17 de fevereiro, o Instituto de Biociências (IB) da USP promove duas palestras para o Darwin Day. Às 14 horas, A Natureza do Brasil apresentada pelos viajantes Spix e Martius será apresentada por Stefan Wilhelm Bolle, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humana (FFLCH) da USP. Às 16 horas, Viajantes do desconhecido: a contribuição dos naturalistas para o conhecimento da Zoologia no começo do século XIX terá como palestrantes Luís Fábio Silveira, do Museu de Zoologia (MZ) da USP.

As palestras são presenciais e gratuitas no Anfiteatro Sérgio Vanin (Anfiteatro da Zoologia), na Rua do Matão, Travessa 14, na Cidade Universitária, no Butantã, em São Paulo. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas neste link.