Evento na USP discute a geografia escolar no século 21

O “I Seminário História da Disciplina Escolar Geografia” promovido pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP será realizado nos dias 21 e 22 de maio; inscrições são gratuitas 

 Publicado: 29/04/2024
Programa Atendimento Astronômica do IAG/USP leva a astronomia para escolas – Arte sobre foto de Wilson Dias/Agência Brasil

.
O Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, em parceria com o Laboratório de Ensino e Material Didático (Lemadi), promove nos dias 21 e 22 de maio o I Seminário História da Disciplina Escolar Geografia. O objetivo é refletir sobre o lugar da geografia escolar na história da disciplina, que por muito tempo foi relegada a certo esquecimento, por parecer mero desdobramento das geografias universitárias e destituídas de autonomia, epistemologias próprias e capazes de produzir saberes novos. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas neste link

Somente a partir dos anos 1970, ainda que de maneira tímida, surgiram no Brasil estudos e investigações sobre a relação entre a geografia escolar e a formação de ideologias patrióticas. “O fato é que pesquisas vindas de outra áreas vinculadas a estudos sobre currículos, livros didáticos, culturas escolares e formação docente foram sendo incorporadas pela geografia e os estudos de investigação e pesquisas foram se ampliando, para se constituírem como um campo importante e indispensável de reflexão historiográfica no âmbito da história da geografia”, afirmam os organizadores no material de divulgação do evento.

O seminário sobre geografias escolares e suas possíveis abordagens historiográficas sobre temas, problemas e periodizações propõe um diálogo com a história de outras disciplinas escolares, mas também com a geografia que forma professores, debate políticas curriculares e propõe abordagens teóricas e de método para o presente.

O evento é parte do projeto de pós-doutorado denominado Geografia Escolar no Século XIX: o Brasil nos livros didáticos de Abbade Gaultier traduzidos para o português e para o castelhano, desenvolvido no Departamento de Geografia da USP pela professora Maria Adailza Martins de Albuquerque (Universidade Federal da Paraíba), sob a supervisão do professor da USP Manoel Fernandes da Sousa Neto.

As conferências e mesas-redondas têm como objetivo reunir pesquisadores da área e divulgar suas investigações sobre a temática, parte delas desenvolvida no âmbito do Departamento de Geografia da USP, assim como a participação de convidados de outras instituições, como PUC–SP, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Universidade Federal do ABC (UFABC). Outro propósito é difundir as pesquisas sobre a História da Geografia no âmbito da graduação, especialmente da formação de professores, e da pós-graduação em Geografia, na Universidade de São Paulo.

 Programação 

21 de maio 

  • 9h30 – 10h     Abertura dos trabalhos – Anselmo Alfredo (USP) e Eduardo Girotto (USP)
  •  10h – 11h       Conferência de abertura: A consulta em arquivos da América Latina: uma experiência de pesquisa sobre a Geografia Escolar no século XIX – Maria Adailza Martins de Albuquerque (UFPB)
  •  11h – 13h     Mesa-redonda 1: Periódicos como fontes para a Geografia Escolar – Angelica Mara Dias (UEPB) e Maria Rita Castro Lopes (Prefeitura Municipal de São Paulo e Etec Barueri)
  •  13h – 14h30      Almoço e bate-papo
  •  14h30 – 16h30   Mesa-redonda 2: O que contam os livros didáticos sobre a História da Geografia Escolar – Daniel Mendes (UFABC) e Thiago Manhães (Unifesp)
  •  16h30 – 18h30  Mesa-redonda 3: A História da Geografia Escolar para a formação de professores – Eduardo Girotto (USP) e Eugênio Pereira Carvalho (UFCG)

 22 de maio

  • 10h – 12h Mesa-redonda 4: A construção da nação e a Geografia Escolar no Brasil – Rogata Soares Del Gaudio (UFMG) e Manoel Fernandes de Sousa Neto (USP)
  •  12h – 14h  Almoço e bate-papo
  •  14h – 16h  Mesa-redonda 5: A Cartografia e a Geografia Escolar: histórias que se entrelaçam – Waldirene Ribeiro do Carmo (USP) e Fernanda Padovesi Fonseca (USP)
  •  16 – 17h  Conferência de encerramento: Histórias das Disciplinas Escolares no Brasil – Kazumi Munakata (PUC-SP)

 

I Seminário História da Disciplina Escolar Geografia
Data: 21 e 22 de maio, a partir das 9h30
Local: Auditório Milton Santos do Departamento de Geografia
Endereço: Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, Butantã, São Paulo
Gratuito, com inscrições via formulário

Mais informações neste link 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.