Domingo é dia de conhecer a história do planeta na USP em Piracicaba

“Domingos das Eras Geológicas”, do Museu Luiz de Queiroz da USP em Piracicaba, acontecerá no dia 6 de agosto, a partir das 14 horas, com entrada gratuita

02/08/2023 - Publicado há 9 meses
Museu Luiz de Queiroz promove o “Domingo das Eras Geológicas”, contemplando acervo de rochas, minerais e fósseis – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Por Alicia Nascimento Aguiar*

Já pensou em quão antigo e complexo é o nosso planeta? Há quanto tempo ele existe e do que é composto? O que temos em sua superfície e principalmente, abaixo dela? E que tal descobrir um pouco mais sobre seres que já habitaram esse globo? Para conhecer a história do planeta Terra, desde sua formação geológica até os seres vivos que caminharam por ele, o Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes Luiz de Queiroz promove no dia 6 de agosto, das 14h às 18h, o evento Domingo das Eras Geológicas.

O Museu Luiz de Queiroz reunirá, em seus espaços, uma rica programação que contemplará acervo de rochas, minerais e fósseis, seres que existiram há muitos anos, confecção de artefatos de antepassados, até atividades externas que envolverão xadrez gigante e tangram, visita ao Jardim Francês e passagem pela Barraca de Campanha contra Febre Maculosa.

A realização das atividades é do Museu Luiz de Queiroz, por meio do Serviço de Cultura e Extensão Universitária da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP de Piracicaba, e do grupo de extensão e pesquisa Crecin (Centro de Referências em Ensino de Ciências da Natureza), responsável pelo Clube de Ciências, em parceria com o Museu de Geociências do Instituto de Geociências (IGc/USP) do campus de São Paulo.

Programação

Na Sala das Rochas, Minerais e Fósseis do Museu Luiz de Queiroz, o acervo foi atualizado com novos itens, por meio da parceria com o Museu de Geociências – IGc/USP, apresentando mais rochas, minerais e fósseis, de forma a trabalhar o tema de Geociências. Na Galeria Renato Wagner, junto a didáticas inéditas no Museu, acontecerão atividades práticas envolvendo observação de rochas e minerais, além de mostrar as diferenças entre grãos de areia, bem como aprofundar um pouco mais o conhecimento sobre o cobre, utilizando materiais do acervo como exemplos. E no Clube de Ciências, o público pode ver a linha do tempo e desbravar os milhões de anos de história do nosso planeta, observando alguns seres que aqui existiam (plantas, dinossauros, mamíferos) e como as mudanças na Terra foram afetando-os.

Há também várias atividades. Que tal descobrir alguns seres que existiram há muitos anos, por meio de escavações? Em Escavando fósseis, os participantes poderão não apenas encontrar os fósseis, mas aprender sobre os processos de fossilização. De onde vem nosso combustível fóssil? mostra como se forma o petróleo e gás natural, e seus impactos na utilização do dia a dia.

Durante milhares de anos, os processos de confecção de artefatos pelos antepassados foram se aprimorando e mudaram, esse processo é abordado em O homem e seus artefatos, que vai ajudar o público a entender esses processos e suas relações com agricultura, caça e evolução é a ideia principal neste espaço. Há também A arqueologia e o Minecraft, que utiliza os jogos como inspiração e aprendizado. Explorando os conteúdos do jogo Minecraft e suas novidades, serão apresentados cerâmica, azulejos, arqueologia, além de atividades sobre plantas e animais com o Sniffer.

Espaço lúdico

Em frente ao Museu, serão instalados o xadrez gigante e o tangram gigante, que marcam presença novamente nesta edição. A proposta é testar os conhecimentos sobre as regras do jogo. Além disso, haverá mesas para colorir e desenhar. Ainda no exterior, o Jardim Francês estará aberto a visitações, que poderão tirar fotos da coleção de rosas e conferir o local dedicado à história de Ermelinda Ottoni de Sousa Queiroz.

Durante toda a programação, a Comissão Permanente da Febre Maculosa do Campus Luiz de Queiroz estará participando com sua barraca informativa, em frente ao Museu. A atividade é gratuita e envolve docentes, técnicos, pesquisadores, alunos e profissionais da Esalq, Cena (Centro de Energia Nuclear na Agricultura da USP) e Prefeitura do Campus, que desenvolvem um projeto piloto de prevenção à enfermidade, abordando as práticas de conscientização da população sobre a doença, seus sintomas, suas consequências, como evitá-la, e ação a ser tomada no caso de suspeita.

Domingo das Eras Geológicas acontecerá dia 6 de agosto, das 14h às 18h, no Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes Luiz de Queiroz da Esalq (av. Páduia Dias, 11, Piracicaba, SP). Gratuito. Mais informações neste link