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Uma narrativa que mistura indignação e amor por um território. Assim definem os autores do webdocumentário (in)Justiça Climática no Vale do Ribeira, que conta a história das condições de moradores rurais dos municípios de Iporanga e Eldorado, no interior do Estado de São Paulo. O filme é um dos resultados do projeto Pesquisa Participativa em Ação: Educação para Justiça Climática no Vale do Ribeira-SP, uma parceria entre a USP e a University College of London (UCL), com a realização do Núcleo de Pesquisa em Organizações, Sociedade e Sustentabilidade (NOSS) e Moeté Filmes. Confira o vídeo pelo YouTube neste link.
Com roteiro e direção de Daniel Felipe Paiva e Érico Pagotto, o filme foi financiado pela UK Research and Innovation (UKRI) e Climate-U: Transforming Universities for a Changing Climate. Como explicou a professora da USP Sylmara Dias, no vídeo de lançamento do webdocumentário, a produção faz parte de um projeto internacional, que teve duração de cinco anos, encerrando-se em janeiro de 2024, e contou com outros oito países e teve mais de 18 universidades envolvidas. Entre elas, a USP com a proposta específica da Pesquisa Participativa em Ação: Educação para Justiça Climática no Vale do Ribeira-SP.
Ainda segundo ela, que também é coordenadora do projeto e docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental (Procam), do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade e do curso de bacharelado em Gestão Ambiental da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP, o estudo trabalhou com crianças e adolescentes de duas comunidades escolares: Escola Estadual Maria das Dores, que fica no Distrito de Itapiuna, em Eldorado; e a Escola Municipal de Castelhanos, em Iporanga, além de professores e de lideranças das comunidades.
“O vídeo traz uma parte dos exercícios realizados com os professores e alunos, e comunidades escolares envolvidas, onde foi desenvolvido um conjunto de ferramentas, que chamamos Detetive Climático”, comentou, acrescentando que o filme traz um percurso desses alunos sob a perspectiva de levantar memórias, e de uma leitura mais acurada de sua realidade. Para isso, reúne entrevistas com familiares e lideranças comunitárias, gravadas durante o trabalho de campo por uma equipe de pesquisa imersa nessas comunidades.
“O grande mote desse projeto internacional é que a Universidade faça parte dessa transformação de um mundo em emergência climática. Que a Universidade possa ser e ter contribuição na tradução de adaptação e resiliência das comunidades que vivem e viverão cada vez mais eventos climáticos extremos.”
Clique no player para conferir o webdocumentário: