Direito e protagonismo feminino são temas para celebrar a mulher na USP

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, Universidade terá atividades em todo o mês de março

06/03/2020

Para refletir sobre questões relacionadas à mulher e à luta pela igualdade de gêneros, várias unidades da USP programaram palestras, exposições e atividades especiais ao longo do mês de março em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, reconhecido mundialmente como o dia 8 de março.  Confira a seleção feita pelo Jornal da USP dos principais eventos que acontecem na Universidade sobre o assunto e não esqueça de consultar a unidade para confirmar a realização do evento.

 

SÃO PAULO - Instituto de estudos avançados

EVENTO ON-LINE

Mudanças climáticas pós-COP 25: perspectivas femininas

Para destacar a visão feminina sobre as mudanças climáticas, um seminário no Instituto de Estudos Avançados (IEA) receberá cinco mulheres envolvidas em atividades na gestão pública, na academia, em organizações da sociedade civil e no jornalismo para debater o tema. A discussão será baseada nas decisões tomadas — ou postergadas — na COP 25, conferência da ONU sobre as alterações climáticas realizada em dezembro do ano passado. O evento é organizado pelo Grupo de Pesquisa Meio Ambiente e Sociedade do IEA e pelo Instituto de Energia e Ambiente – IEE USP e terá transmissão ao vivo.

Aberta ao público em geral
Entrada gratuita
Inscrições: on-line pelo site 

Data: dia 16 de março de 2020
Horário: das 9h30 às 12h
Local: Instituto de Estudos Avançados
Sala Alfredo Bosi (IEA)
Rua Praça do Relógio 109
Cidade Universitária – Butantã

SÃO PAULO - Instituto de Relações Internacionais

EVENTO CANCELADO

A atuação das mulheres na diplomacia brasileira

Mulheres Brasileiras na Diplomacia é o tema do seminário que o Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP realiza no dia 13 de março, às 17h30, com a embaixadora Irene Vida Gala, do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores (MRE em São Paulo) e Mariana Ferreira Cardoso Thiele (segunda-secretária do Ministério das Relações Exteriores). Antes, às 16h30, haverá a apresentação do documentário Exteriores, sobre a presença feminina no Ministério das Relações Exteriores, realizado pelo Grupo de Mulheres Diplomatas, coletivo criado em 2013 e que reúne mais de um terço das diplomatas brasileiras.

Aberta ao público em geral
Entrada gratuita
Não precisa de inscrição

Data: dia 13 de março de 2020
Horário: a partir das 16h30
Local: Instituto de Relações Internacionais
Av. Prof. Lucio Martins Rodrigues s/no. – Travessa 5
Cidade Universitária – Butantã

SÃO PAULO - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS

As mulheres na ciência e o trabalho de Marie Curie

A história da cientista Marie Curie, que se destacou nas pesquisas sobre radioatividade e venceu dois Prêmios Nobel, é apresentada na exposição Trajetória de Marie Curie, no Instituto de Ciências Biomédicas da USP (ICB). Ela foi a primeira mulher a receber a mais importante premiação nas áreas de Física (1903) e Química (1911) e estudou as aplicações terapêuticas da radioatividade, contribuindo para auxiliar no tratamento do câncer. Curie também foi responsável pela implementação de unidades móveis de radiografia durante a Primeira Guerra Mundial, ajudando no tratamento de milhões de soldados. 

Aberta ao público em geral
Entrada gratuita
Não precisa de inscrição


Data: desde o dia 6 de março de 2020
Local: Instituto de Ciências Biomédicas 
Sala da Congregação do ICB III – Av. Prof. Lineu Prestes, 2.415, Cidade Universitária – Butantã

SÃO PAULO - MUSEU DE ARQUEOLOGIA E ETNOLOGIA - MAE

Mulheres indígenas: protagonismo e preservação da cultura

Mulheres indígenas são destaque na programação do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) na semana de 9 a 13 de março. O evento Mulheres que transformam o museu conta com 11 indígenas das etnias Kaingang, Guarani Nhandewa e Terena, do interior do Estado de São Paulo, para tratar questões da preservação da cultura tradicional indígena e a relação com os museus. 
No dia 9, às 14 horas, o evento debate O sagrado no museu, sobre pesquisa e comunicação museológica; no dia 10 de março, às 14 horas, o tema é Museus Indígenas, Museologia Indígena, sobre o protagonismo das mulheres em São Paulo; e dia 13 de março, também às 14 horas, aborda a mulher na preservação da cultura tradicional indígena.

Aberta ao público em geral
Entrada gratuita
Não precisa de inscrição

O evento será transmitido ao vivo:
Transmissão do dia 09/03/2020 
Transmissão do dia 10/03/2020

Transmissão do dia 13/03/2020

Data: 9 a 13 de março de 2020
Local: Museu de Arqueologia e Etnologia
Av. Prof. Almeida Prado, 1.466
Sala 2 – Bloco B – Cidade Universitária

SÃO PAULO - ARENA SANTANDER DA USP

Trajetórias e superação de desigualdades na universidade e nas empresas

Pesquisadoras de diversas áreas do conhecimento humano e mulheres com cargos gerenciais em grandes empresas se apresentam no dia 12 de março, na Arena Santander, para falar sobre suas trajetórias e mostrar como superaram adversidades. O evento tem como base uma das diretrizes da Organização das Nações Unidas (ONU) para 2030 para redução das desigualdades de gênero e destaque na atuação das mulheres por meio de suas carreiras e visões de mundo.
O evento é organizado pelo Student Chapter OSA & SPIE, grupo de alunos do Ipen – Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (unidade de pós-graduação da USP) e tem o apoio da Agência USP de Inovação (Auspin).

Aberto ao público em geral
Entrada gratuita
Inscrições: www.sympla.com.br

Data: 12 de março de 2020
Horário: das 14h às 18h
Local: Arena Santander
Av. Prof. Luciano Gualberto, 730
(Praça dos Bancos)
Cidade Universitária – Butantã

ITU - Museu Republicano Convenção de Itu

A história de mulheres nas placas de rua

Nomes ligados à história do Brasil no período republicano batizam placas de rua da cidade de Itu, a maioria em homenagem a homens da política que dão nome a ruas, avenidas e praças. A exposição Mulheres em destaque nas placas de rua de Itu investiga quem são as mulheres que, em quantidade bem menor, estampam algumas placas e dá pistas sobre a desigualdade de representação de gênero na política.

No espaço da exposição, ao lado da foto de cada placa há uma biografia da mulher homenageada, mostrando a sua trajetória e seu legado para a cidade de Itu. São lavadeiras, professoras, policiais, costureiras, donas de casa e personagens com variadas carreiras e atividades que ajudam a entender melhor a história brasileira.

Aberto ao público em geral
Entrada gratuita
Inscrições: (11) 4023-0240

Data: desde 5 de março de 2020
Horário: das 10 às 17h, de terça a domingo
Local: Museu Republicano Convenção de Itu
Rua Barão de Itaim, 67
Centro – Itu/SP

SÃO PAULO - Centro Universitário Maria Antonia

Feminismo, performance e política

O Centro Universitário Maria Antonia promove uma programação especial para celebrar o Dia Internacional da Mulher durante todo o mês de março. Os temas em destaque acontecem no dia 10 de março, das 11 às 13 horas, com o encontro Escritas em si: feminismo, performance e política; no dia 25 de março, às 18h30, com o evento Tecnologia feminista: o caminho para a autonomia na construção de ferramentas contra-hegemônicas; e no dia 27 de março, às 18 horas, Slam Mulheres plurais.

Confira a programação completa no site do Centro Maria Antonia.

Aberto ao público em geral
Entrada gratuita
Inscrições: consulte a programação

Data: 3 a 30 de março de 2020
Horário: consulte a programação
Local: Centro Universitário Maria Antonia
Rua Maria Antonia, 294
Vila Buarque

SÃO PAULO - Casa de Dona Yayá

De Menino ou de Menina?

Para refletir sobre a construção da identidade de gênero, a oficina De Menino ou de Menina? será promovida no domingo, dia 8 de março, na Casa de Dona Yayá, no bairro da Bela Vista. Durante as atividades, os participantes terão oportunidade de exercitar um olhar crítico sobre as identidades femininas e masculinas, por exemplo, ao trabalhar com objetos do acervo do Museu Paulista, pertencentes em sua maioria à primeira metade do século 20. A Casa de Dona Yayá é um patrimônio histórico da USP e conta com atividades planejadas pelo setor educativo do Museu Paulista.

Leia mais:
Museu do Ipiranga promove oficina no Dia Internacional da Mulher

Aberto ao público em geral
Entrada gratuita
Inscrições: por ordem de chegada

 

Data: 8 de março de 2020
Horário: das 10 às 12 horas
Local: Casa de Dona Yayá
Rua Major Diogo, 353, Bela Vista, em São Paulo

SÃO PAULO - praça do relógio

Piquenique feminista e o direito das mulheres

A Rede Não Cala, grupo de professoras e pesquisadoras que atuam pelo fim da violência sexual e de gênero na USP, juntamente com o Diretório Central dos Estudantes (DCE), Associação dos Docentes da USP (Adusp) e Sindicato dos Trabalhadores da USP (Sintusp), promove várias atividades na semana do dia 9 de março, com destaque para o Piquenique Feminista, que será realizado no dia 11, às 12 horas, na Praça do Relógio, na Cidade Universitária. O objetivo do encontro é falar sobre a luta pelo direito das mulheres e sobre o protagonismo feminista na Universidade. Os participantes podem usar alguma vestimenta na cor lilás e levar alimentos para compartilhar.

Aberto ao público em geral
Entrada gratuita
Não precisa de inscrição

 

Dia: 11 de março de 2020
Horário: às 12 horas
Local: Praça do Relógio
Cidade Universitária

SÃO PAULO - PROLAM / Programa de Pós-Graduação Integração da América Latina

Democracia, feminismo e gênero em debate

Sob o tema Mulher e Sociedade, debates sobre democracia, feminismo e gênero ocorrem no dia 10 de março como parte das atividades acadêmicas do Programa de Pós-Graduação Integração da América Latina da USP (Prolam). Estarão presentes aos debates as sociólogas Eva Blay, Maria Arminda do Nascimento Arruda e o geógrafo Luis Carlos Jimenez Reys, da Universidade Nacional da Colômbia, pesquisador da área de sociedade, planejamento e desenvolvimento local.

Aberto à comunidade USP
Entrada gratuita
Não precisa de inscrição

 

Dia: 10 de março de 2020
Horário: das 14 às 18 horas
Local: Escola de Comunicações e Artes da USP – Auditório Lupe Cotrim
Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues 443
Cidade Universitária

SÃO CARLOS - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação

Garotas nas ciências exatas

A celebração do Dia Internacional da Mulher começará antes para 200 garotas que serão recebidas no sábado, 7 de março, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. É quando elas darão o primeiro passo em uma jornada de cinco sábados dedicados a aprender como desenvolver um aplicativo. É a Technovation Summer School for Girls.
O evento, liderado pelo Grupo de Alunas de Ciências Exatas da USP de São Carlos (GRACE), tem participação de meninas de idades entre 10 a 17 anos, de São Carlos e de outras cidades da região. O objetivo é ensinar às meninas métodos inovadores e criar competências para a conceitualização, desenvolvimento e comercialização de aplicativos  que ajudem a solucionar problemas da comunidade.

Evento fechado
Inscrições encerradas

 

Data: 7, 14, 21, 28 de março e 4 de abril de 2020
Local: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC)
Av. Trab. São-Carlense, 400
Centro, São Carlos

 

RIBEIRÃO PRETO - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Inclusão social da mulher no ensino e na política

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, o campus da USP em Ribeirão Preto contará, no dia 12 de março, às 18 horas, com um ciclo de palestras para abordar a inclusão feminina em diversas áreas, como no ensino superior e na política. Os temas das palestras são: Mulheres na Universidade; A inclusão de mulheres e jovens mulheres na política; Qual é o véu que te cobre? Narrativa de uma antropóloga muçulmana e Desafios do transfeminismo na Universidade.

Aberto à comunidade USP
Entrada gratuita
Não precisa de inscrição

Dia: 12 de março de 2020
Horário: 18 horas
Local: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
Anfiteatro Lucien Lison
Av. Bandeirantes, 3.900
Ribeirão Preto

Após 45 anos de criação do Dia Internacional da Mulher, estereótipos permanecem no dia a dia das brasileiras