Como pesquisar e catalogar partituras? Biblioteca da USP explica em manual gratuito

Publicação da biblioteca da Escola de Comunicações e Artes da USP está disponível para download gratuito e traz normas próprias criadas e aperfeiçoadas por profissionais da área

22/09/2023 - Publicado há 7 meses     Atualizado: 06/10/2023 as 14:15
Manual explica metodologia usada em biblioteca para catalogação – Arte sobre foto / Freepik – ECA

.
Partituras podem ser documentos bastante delicados. Edições com poucas páginas, folhas soltas ou partes de execução em anexo são bastante comuns. A coleção da Biblioteca da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP contém manuscritos e partituras antigas, que devem ser arquivadas e conservadas adequadamente. A catalogação de partituras na Biblioteca segue normas próprias, que foram aperfeiçoadas ao longo dos anos pelos profissionais envolvidos no processo. Normas essas que obedecem princípios básicos de catalogação de documentos em bibliotecas, aos quais foram incorporadas convenções da área de música internacionalmente conhecidas e aceitas, e que foram reunidas no Manual de Catalogação de Partituras da Biblioteca da ECA, que está disponível para download gratuito neste link.

Com autoria de Analúcia dos Santos Viviani Recine e Marina Macambyra, o Manual é uma produção do Serviço de Biblioteca e Documentação da ECA. “A ideia de lançar o manual surgiu do interesse que a metodologia de catalogação da Biblioteca da ECA sempre despertou entre profissionais da área e estudantes de biblioteconomia”, informam as autoras na apresentação da obra. Além de normas de catalogação propriamente ditas, estão informações extraídas das partituras, padronizadas e registradas nos campos de uma base de dados. Há também tópicos sobre arranjo físico, conservação e recuperação da informação.

O Manual

Em sua terceira edição revisada, contém itens como Para melhorar a recuperação da informação, no qual são explicadas algumas modificações que estão sendo feitas na base de dados para atender melhor às necessidades dos usuários. Também consta os campos Conteúdo e Dados de Aquisição, além de alterações em Tratamento de coletâneas, Data de catalogação e Série.  O manual ainda informa que o material está automatizado desde 1978, lembrando que inicialmente era utilizada uma base de dados para computador de grande porte, que foi substituída em 1992 pela Acorde, e atualmente está na base Dédalus.

Segundo as autoras, a regra geral para catalogação das partituras é que cada peça musical do acervo deve ser tratada individualmente, catalogada e cadastrada na base de dados, mesmo que integre um item físico com outras obras.  Elas também informam que, no caso de coletâneas de obras de compositores diversos, ou de um único autor, mas compostas para instrumentos diferentes, devem ser cadastradas uma a uma na base; coletâneas de peças de um mesmo autor e com o mesmo meio de expressão devem ser tratadas num único registro, com nota de conteúdo. Ainda segundo elas, quando a partitura catalogada contiver obra completa, deve-se registrar apenas o título geral, como é o caso de O Lago dos Cisnes. E há muitos outros exemplos.

Entre as diversas partituras de música erudita e popular, que podem ser localizadas no acervo da Biblioteca da ECA, estão Improviso nº 2, composta por Camargo Guarnieri; Seresta, de Edino Krieger, ambas criadas em homenagem a Villa-Lobos; In memorian Hans Eisler: para o povo da DDR, de Willy Correa de Oliveira, Brasiliana nº 5, de Osvaldo Lacerda, e The Guitar works of Garoto nº 1, do próprio Garoto, apelido de Annibal Augusto Sardinha.

Faça o download gratuito do Manual de Catalogação de Partituras da Biblioteca da ECA clicando aqui.

Mais informações no site da Biblioteca da ECA/USP.