Arte sobre foto/ Freepik - Revista Grad+

Como inovar e aplicar melhores práticas no ensino universitário?

Em sua oitava edição, revista Grad+ reúne práticas e experiências inovadoras de professores e pesquisadores relacionadas à educação no ensino superior

05/08/2020

A Revista de Graduação da USP, ou simplesmente Grad+, da Pró-Reitoria de Graduação (PRG) da USP, está em sua oitava edição, na qual aborda experiências e práticas inovadoras de professores e pesquisadores responsáveis por desenvolver e implementar metodologias ativas de ensino na graduação e pós-graduação, e busca gerar reflexões, propostas e debates para o aperfeiçoamento do ensino superior.

Os seus oito números, editados desde 2016, reúnem mais de 150 textos de diversas áreas do conhecimento que destacam diferentes propostas educacionais e experiências tanto em sala de aula quanto com o uso de tecnologias e educação a distância. Um dos objetivos da revista é possibilitar que as iniciativas dos docentes possam ser conhecidas e aplicadas em outros ambientes de aprendizagem.

Segundo Thiago Mio Salla, editor-adjunto da Grad+, a revista é “um periódico múltiplo que busca dar conta da diversidade do ensino de graduação e, ao mesmo tempo, atua para promover, divulgar e fazer com que essas inovações de todas as áreas de conhecimento, de todos os cursos da Universidade ganhem maior amplitude e que possam reverberar em outros contextos.”

De acordo ele, isso faz com que os professores tenham seus trabalhos prestigiados, bem como favorece a promoção do aperfeiçoamento desses profissionais, além de contribuir na formação dos estudantes, pois amplia as possibilidades de aprendizagem e os estimula a serem sujeitos ativos e críticos. Salla afirma ainda que a Grad+ supre um espaço carente, pois não há publicações que se dediquem a discutir de modo específico a educação do nível superior.

Thiago Mio Sallas - Foto: Cecília Bastos / USP Imagens
Thiago Mio Salla - Foto: Cecília Bastos / USP Imagens

Revista Grad+ número 8
[clique na imagem para acessar a revista]

A oitava edição

No dia 28 de julho, a Grad+ lançou a oitava edição da revista, que reúne sete artigos e dez relatos escritos por professores e pesquisadores. Destacam-se os artigos dos professores da USP Jean Pierre Chauvin, intitulado Como (não) ler o romance policial: o caso Agatha Christie, e também Os professores podem fazer mapas conceituais? Sim, eles devem!, escrito por Paulo Rogério Correia, Thalita dos Santos Nascimento e Raíssa dos Santos Ballego. O primeiro relaciona-se à disciplina ministrada pelo docente na Universidade, chamada O Romance Policial de Agatha Christie; e o segundo trata do uso de diagramas e ferramentas gráficas que representam visualmente as relações entre conceitos e ideias e como eles contribuem na aprendizagem dos alunos.

Em meio ao ensino remoto adotado pela USP, alguns artigos e relatos abordam a aprendizagem em ambientes virtuais, como o artigo Educação mediada por tecnologia em disfagia orofaríngea: proposta de ensino na graduação, escrito pelas professoras Brenda Catalani, Gabriele Ramos de Luccas e Giédre Berretin-Felix, da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP. Confira todos os textos neste link.

Todos os números

Clique nas imagens para ter acesso ao conteúdo

Revista Grad+ número 7

Revista Grad+ número 6

Revista Grad+ número 5

Revista Grad+ número 4

Revista Grad+ número 3

Revista Grad+ número 2

Revista Grad+ número 1

Sobre a revista Grad+

Lançada em julho de 2016, a revista surgiu como um desdobramento do primeiro Congresso de Graduação da USP. Promovida pela Pró-Reitoria de Graduação da Universidade, a publicação é voltada a docentes e pesquisadores do ensino superior, além de interessados nos temas relativos à educação. No decorrer das oito edições, foram publicados 56 artigos e 99 relatos de diferentes áreas de conhecimento.

Cerca de 40 mil downloads da revista foram realizados durante esse período. Dentre os temas abordados nos mais de 150 textos, destacam-se questões relacionadas a metodologias educativas de ensino-aprendizagem, educação a distância, dimensionamento da evasão escolar e até de parcerias universidade-empresa.

“Quando olhamos a revista ao longo dos seus oito números, são muitos os aspectos abordados. Percebemos que ela traça um retrato do quão diverso, do quão plural é o ensino de graduação não apenas, mas principalmente na Universidade de São Paulo”, afirma o editor-adjunto.

Mais informações: site: http://gradmais.usp.br, e-mail: gradmais@usp.br