Como é a carreira na área de química? Videocast traz depoimentos de professores e alunos da USP

Com uma abordagem leve e descontraída, “MolCast” já tem três episódios no ar e seu objetivo é educar e informar sobre essa ciência, mostrando suas interfaces e como ela pode ser sustentável

15/03/2024 - Publicado há 2 meses
Produção do Instituto de Química de São Carlos entrevista professores e egressos do curso – Foto: Sandra Zambon/IQSC

Educar e informar sobre a química, bem como suas interfaces, e torná-la mais acessível, incentivando jovens a seguir carreiras em ciência e tecnologia, com enfoque nessa área. Esses são os principais objetivos do
MolCast, produção criada para apresentar as atividades do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP. Lançado no final de fevereiro, o videocast, como chamam os idealizadores do projeto, já conta com três episódios, disponíveis no canal do IQSC no Youtube. Também é possível acompanhar o programa usando a transcrição.

Apresentado pelo professor e diretor do IQSC Hamilton Varela, durante a programação da Semana de Recepção dos Calouros, o lançamento contou com apresentação de um teaser com trechos da primeira temporada e a presença de entrevistados. Como ele define, “o MolCast, além de mostrar para sociedade o que o instituto faz, também preserva a nossa cultura”. Para ele, por meio do videocast as pessoas podem saber o que é feito na Universidade, na visão do próprio pesquisador, dos alunos e dos egressos do Instituto. “É muito importante entender como o mercado nos enxerga lá fora”, acrescenta no vídeo de lançamento

“O MolCast do IQSC foi pensado como forma de compartilhar a nossa paixão pela química com a sociedade. A química como uma ciência central é, ao mesmo tempo, um assunto fascinante e complexo, mas também pode ser intimidante para aqueles que não têm uma sólida formação científica. Por esta razão, o MolCast do IQSC pretende ser uma ótima maneira de tornar a química mais acessível. Educar e informar sobre a química no IQSC, bem como suas interfaces com o premente desejo de mostrar como a química pode ser sustentável, estão no cerne de nossos desejos de construir uma comunidade entusiasmada”, afirma o vice-diretor do Instituto Alberto Montanari.

Segundo Montanari, “o nosso MolCast poderá incentivar jovens a seguir carreiras em ciência e tecnologia. Principalmente, é claro, com forte embasamento em química. Existem muitas áreas diferentes da química, por isso escolhemos, para iniciar, um nicho pelo qual somos apaixonados: nossos ex-alunos. Em 2023, o curso de graduação em Química completou 50 anos, e para comemorá-lo, a primeira temporada será constituída de episódios que divulguem as percepções de muitos deles”.

Ao apresentar histórias de egressos, o projeto MolCast busca não apenas destacar a importância do IQSC na vida dessas pessoas, mas também promover o Bacharelado em Química. Com uma abordagem leve e descontraída, a iniciativa pretende alcançar um amplo público, de estudantes do ensino médio e alunos de graduação até a comunidade em geral. O roteiro, a filmagem, a edição e a arte final são conduzidos por membros do Instituto: Alexandre Carlos Mazzola, Eduardo Zanollo Junior, Henrique Fontes e Sandra Aparecida Zambon da Silva.

Primeira temporada

A primeira temporada do MolCast tem como tema central os 50 anos do curso de Bacharelado em Química, e traz entrevistas com egressos do IQSC. Já estão no ar três episódios e os demais serão disponibilizados semanalmente às segundas-feiras, a partir das 17h, totalizando 7 episódios. Também já estão definidas as próximas temporadas, que devem abordar temas como apresentação de laboratórios, grupos de pesquisa e depoimentos sobre a experiência de estudar no IQSC.

A temporada abre com o professor titular da USP Emanuel Carrilho , que foi ex-aluno e também diretor do instituto entre 2018 e 2022, com uma trajetória importante, passando pelos melhores centros de pesquisa, com doutorado em bioanalítica pela Northeastern University, no Barnett Institute of Chemical and Biological Analysis (1997) e pós-doutorado na Harvard University (2007-2009). No programa, ele fala sobre sua infância, o início do interesse pela química e como construiu toda a sua carreira acadêmica no Instituto.

O segundo episódio traz o professor Artur de Jesus Motheo, egresso da primeira turma do IQSC, em 1973, e também com uma longa relação com o Instituto, com mestrado e doutorado na Unidade, com foco em Físico-Química, e pós-doutorado pela  University of California, Davis, nos Estados Unidos. Atualmente, ocupa o cargo de professor titular da USP e de pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O docente fala sobre sua infância na escola, seu interesse pela química, histórias da época em que era graduando do Instituto e quais os principais aprendizados e ensinamentos que vivenciou dentro no IQSC.

O terceiro episódio, que já está no ar, reúne duas ex-alunas, Juliane Borba e Juliana Alberice,
que após concluírem a graduação, mestrado e doutorado no Instituto, decidiram empreender e abrir a própria empresa na área de biotecnologia. No episódio, as pesquisadoras falam sobre a escolha pela Química, histórias da época em que eram alunas do IQSC, os principais aprendizados no Instituto, os desafios do empreendedorismo e os elos construídos pela longa amizade.

A temporada pode ser vista no canal do IQSC no Youtube.
 Mais informações sobre o MolCast neste link. Acesse também as redes socias do Facebook, Instagram e X-Twiter