Centro de Biologia Marinha da USP em São Sebastião é opção de passeio educativo neste sábado

Evento “CEBIMar Aberto!” vai mostrar ao público suas instalações, atividades e pesquisas sobre o ambiente marinho

21/06/2023 - Publicado há 11 meses
Edição do CEBIMar Aberto! recebe visitantes para conhecer suas instalações e pesquisas – Foto: USP Imagens/Estação USP

.
Crianças, jovens e adultos poderão conversar diretamente com cientistas e conhecer suas pesquisas sobre o ambiente marinho e visitar os laboratórios do Centro de Biologia Marinha (CEBIMar) da USP, localizado em São Sebastião, São Paulo. Além de conversar com os pesquisadores, o público também vai poder observar os equipamentos e experimentos utilizados na pesquisa científica. Neste sábado, dia 24 de junho, das 9h30 às 15h30, será realizado mais um CEBIMar Aberto! O evento é gratuito e para participar não é necessário realizar inscrição prévia.

Os participantes também poderão conhecer instituições parceiras, que vão apresentar suas ações em prol da preservação e educação ambiental marinhas. São elas: NGI Alcatrazes/ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, refúgio de vida silvestre do Arquipélago de Alcatrazes, vinculado ao Ministério do Meio Ambiente; APA Marinha do Litoral Norte e ARIE de São Sebastião, áreas de proteção marinha com grande variedade de ecossistemas, ambas ligadas à Fundação Florestal da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo; Instituto Terra & Mar, ONG criada há mais de 20 anos com atuação em projetos socioambientais no município de São Sebastião/SP; e Instituto Argonauta para a Conservação Costeira e Marinha, fundado pela Diretoria do Aquário de Ubatuba e reconhecido em 2007 como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, que apoia e desenvolve projetos de pesquisa, resgate e reabilitação da fauna marinha e educação ambiental.

Público pode visitar tanques com animais marinhos como estrelas do mar – Foto: Reprodução/TV USP

.
Como é o CEBIMar

O Centro de Biologia Marinha (CEBIMar) é um instituto especializado da USP, dedicado exclusivamente ao estudo da Biologia Marinha. Com instalações à beira-mar, oferece infraestrutura adequada (laboratórios com água do mar corrente, tanques para manutenção de organismos vivos, salas de aula, refeitório, biblioteca especializada, alojamento e auditório) para o desenvolvimento de diversos projetos de pesquisa e cursos e disciplinas de nível superior e de extensão universitária. Atende a demandas de pesquisadores e docentes de seu próprio quadro, de outras unidades da USP, e também de outras universidades (estaduais, federais ou particulares) e de diversos institutos de pesquisa.

Incorporado à USP em 1962, tem por finalidades desenvolver e promover o conhecimento da biologia marinha, e dos seus campos interdisciplinares, através do ensino e da pesquisa, divulgando seus resultados e prestando serviços à comunidade. O seu compromisso de colaborar com a preservação ambiental é mantido com a conservação de parte da Área de Relevante Interesse Ecológico de São Sebastião (ARIE de São Sebastião), na qual está instalado e também por meio das atividades de extensão universitária, que levam à comunidade conhecimentos e informações na área de Biologia Marinha.

O CEBIMar Aberto! acontecerá no dia 24 de junho, das 9h30 às 15h30, no próprio CEBIMar (Rod. Dr. Manoel Hypólito do Rego, km 131,5, Pitangueiras, São Sebastião,SP). O evento é gratuito, sem necessidade de inscrição. Será disponibilizado estacionamento para automóveis. Mais informações pelo telefone (12) 3862-8450 ou neste link.