Células rebeldes: Casa da Ciência explica ação do sistema imune contra o câncer

Na edição especial de folhetins “Sistema Imune em ação”, ilustrações apresentam as células do sistema imune e como seus batalhões evitam doenças

23/02/2022 - Publicado há 2 anos
Ilustrações divertidas fazem parte da série de folhetins da Casa da Ciência – Imagem: Divulgação/ Casa da Ciência

Começando pelas células do sistema imune inato, até estratégias mais modernas como imunoterapias, são várias as etapas possíveis de fortalecimento do sistema de defesa do corpo no combate ao câncer. Algumas delas estão disponíveis na edição especial de folhetins Sistema Imune em Ação. O objetivo é divulgar conceitos sobre o sistema imunológico e a terapia adotiva para enfrentamento do câncer.

O primeiro folheto aborda como as células do sistema imunológico atuam combatendo microrganismos por meio das imunidades inata e adaptativa. Além disso, os pesquisadores mostram como as células do organismo podem se tornar células alteradas, levando ao câncer. Toda a publicação é acompanhada de explicações de conceitos-chave e de ilustrações que facilitam a compreensão dos processos de atuação das células do sistema imune.

O lançamento da série de folhetins é uma iniciativa do Hemocentro de Ribeirão Preto em parceria com a Casa da Ciência. O programa iniciou as atividades em 2001, como parte do Centro de Terapia Celular (CTC-USP), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fapesp. A Casa da Ciência desenvolve atividades voltadas a aprimorar a cultura científica nas escolas e despertar o interesse dos jovens na área de ciências por meio de discussões, experimentos e pesquisas.

Primeiro folheto da série Folhetins – Foto: Reprodução/Casa da Ciência

No site da Casa da Ciência, é possível encontrar outros folhetins que propõem explicar situações da vida e do cotidiano por meio da ciência, entre eles: Por que sentimos tanto sono?, Bactérias Fantásticas e onde habitam e DNA, o sentido da vida?. O programa oferece cursos e uma série de vídeos que contam com apoio de pesquisadores e pós-graduandos da USP e do Hemocentro.

Saiba mais: www.casadaciencia.com.br