Como funcionam anticorpos e vacinas? Projeto explica em linguagem simples

Pesquisadores do Vidya Academics elaboraram roteiro para mostrar como funciona nosso sistema imune quando se depara com um vírus, trazendo também a história das vacinas

 16/04/2020 - Publicado há 4 anos
Montagem sobre foto: Teksomolika via Freepik, Altemar Alcantara/Semcom via Fotos Públicas e UpVacina

Nunca se falou tanto de como nosso organismo responde ao ataque dos vírus, como ele cria anticorpos e nunca se esperou com tanta ansiedade pela vacina que deve nos livrar dessa pandemia. Mas você sabe como funciona nosso sistema imune? Como os vírus sofrem mutações, ou seja, como se modificam para enganar nosso sistema imune e, assim, não serem reconhecidos?

Os pesquisadores do Vidya Academics elaboraram um roteiro para você conhecer como funciona nosso sistema imune quando se depara com um vírus e como surgiram as vacinas, lá no final do século 19, quando Louis Pasteur demonstrou que a inativação por aquecimento da bactéria do antraz, o Bacillus anthracis, também imunizava contra a bactéria virulenta. Pasteur atribuiu o nome de vacina a esse medicamento, em homenagem a Jenner e seus estudos com a Variolae vaccinae. Acesse o material aqui.

Sobre o Vidya Academics

O Vydia é uma plataforma de divulgação e educação científica criada por alunos e docentes da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP, com o objetivo de estreitar a interação entre a população e a ciência com uma linguagem mais popular e acessível e com artes mais atrativas. Saiba mais sobre o projeto no site.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.