Campanha da USP em Ribeirão Preto quer promover direitos humanos no ambiente acadêmico

Ação afirma que atitudes violentas, discriminatórias e desrespeitosas não podem ser toleradas

 05/11/2020 - Publicado há 4 anos
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Campanha sobre respeito nas relações interpessoais no ambiente acadêmico tem peças para redes sociais e cartazes – Foto: Divulgação/FMRP

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A segunda fase da campanha Formando também melhores seres Humanos: algumas atitudes não são toleráveis #NemUmaVez promovida pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP traz peças publicitárias com discursos que ilustram o preconceito enraizado na sociedade. O objetivo da ação é conscientizar a comunidade sobre importância do respeito nas relações interpessoais no ambiente acadêmico, para professores, estudantes e funcionários técnico-administrativos. A campanha enfatiza que atitudes preconceituosas baseadas em cor, gênero, orientação sexual ou poder aquisitivo não podem ser toleradas.

Lançada no dia 4 de novembro, a primeira peça da segunda fase busca discutir a violência, desrespeito e discriminação contra a mulher. “A campanha vem de encontro com o caso da Mariana Ferrer que foi julgada em 1ª instância pelo moralismo hediondo que ainda existe em nossa sociedade. Condenada pelo machismo sistêmico que influencia julgamentos morais e jurídicos”, afirma a professora Maria Paula Panúncio Pinto do Departamento de Ciências da Saúde e também presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH), ambos da FMRP, citando o manifesto publicado pela Unidade. 

A iniciativa teve início neste ano com a chegada dos calouros na FMRP e abordou as temáticas: racismo, machismo, homofobia e preconceito de classe social. “A formação de seres humanos que privilegiam o respeito e engajamento nos valores de uma sociedade equalitária é um dos nossos compromissos”, conta o professor Rui Alberto Ferriani, diretor da FMRP.

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Cartaz e peça para posts em redes sociais (clique nas imagens para ampliar)



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Leia mais sobre a primeira fase e conheça as outras peças lançadas em março aqui.

 


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