Alunos da USP vencem maior competição do País na área de finanças

Grupo da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da USP venceu o Desafio Itaú Asset Quantamental 2023 com estratégia quantitativa de investimento

07/12/2023 - Publicado há 5 meses
Grupo venceu por estratégia quantitativa de investimento na competição – Foto: Divulgação/FEA.dev

Por Cacilda Luna*

Um grupo de alunos da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA) da USP venceu o Desafio Itaú Asset Quantamental 2023, a maior competição nacional da área de finanças. Os alunos Gustavo Yuji, Kevyn Andrade, Rafael Sato e Thomas Yasuoka conquistaram o primeiro lugar da concorrida competição com o Robô Fractinho, uma estratégia quantitativa de investimento baseada no conceito de estruturas fractais em séries temporais. O grupo faz parte da liga FEA.dev, entidade estudantil da USP que tem como objetivo unir o mundo dos negócios ao universo da programação. O prêmio recebido pelos vencedores foi no valor de R$ 15 mil.

A edição deste ano do Desafio Itaú Asset Quantamental teve um número recorde de inscritos, reunindo mais de 400 grupos formados por mais de 1.200 alunos, oriundos de 137 universidades brasileiras. Houve a participação de universitários de quase todos os Estados brasileiros.

O grupo recebeu a mentoria do professor Leandro Maciel, da área de Finanças da FEA, que destacou ser uma grande conquista para a faculdade considerando os agentes do mercado financeiro. “Essa vitória confirma a preocupação da FEA em capacitar seus discentes em temáticas de fronteira como a área de finanças quantitativas. Além disso, a conquista também é fruto dos benefícios da sinergia entre ensino, pesquisa e extensão, por congregar, no grupo vencedor, discentes com habilidades utilizadas no desafio que foram adquiridas em disciplinas de graduação e também por meio do desenvolvimento de atividades de iniciação científica e de participação de entidades estudantis, como a FEA.dev, que trata da capacitação em programação computacional.”

Estudantes premiados na competição – Foto: Divulgação/FEA.dev
Leandro Maciel – Foto: Divulgação/FEA

.
O professor comentou também como foi a experiência dos alunos na busca da solução para o desenvolvimento do robô vencedor. “Os três meses de desafio permitiram aos alunos da equipe um maior contato com a solução de problemas práticos e de alta complexidade em gestão de investimentos. E ao mesmo tempo abriram caminhos para potenciais áreas de atuação profissional e a realização de pesquisas científicas.”

O Desafio Itaú Asset Quantamental é uma oportunidade para os estudantes terem um primeiro contato com o mundo quantitativo voltado ao mercado financeiro. A missão é colocar em prática suas habilidades em dados para tentar criar e desenvolver uma estratégia de investimento, que poderá ser aplicada no Itaú. As equipes participantes têm geralmente entre 2 a 4 pessoas, sendo permitida a participação de um mentor.

*Da Assessoria de Comunicação da FEA-USP