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Professor titular no Instituto de Física da Universidade de São Paulo, atualmente é presidente da Comissão de Pós-Graduação e Coordenador do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Física da USP. Suas áreas de interesse são Ótica Quântica, Física Atômica e Informação Quântica.
Horário: Quinta às 10h50
Rádio USP
93,7 FM São Paulo / 107,9 FM Ribeirão
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As falhas metodológicas de artigo que associa gênero a impacto científico
Paulo Nussenzveig comenta as falhas metodológicas de um artigo que sugere que o impacto de mulheres cientistas poderia ser aumentado se elas recebessem orientação de homens
Engajamento de jovens cientistas é vital no financiamento para pesquisa
Jovens pesquisadores são particularmente atingidos por escassez de financiamento para ciência, pois estão em fase de afirmação
Cientistas não podem evitar a política e políticos não devem fugir da ciência
Para Paulo Nussenzveig, enfrentamento da crise climática e da pandemia exige liderança baseada em conhecimentos científicos
Pesquisas dos vencedores do Nobel são exemplos inspiradores
Nobel é justo reconhecimento a um pesquisador teórico de 89 anos e a dois persistentes estudiosos observacionais com trabalhos sobre os buracos negros
Segunda revolução quântica muda a cara da ciência da computação
Novas tecnologias quânticas aumentarão desempenho de computadores e segurança na transmissão de dados
Descoberta sobre planeta Vênus mostra as várias faces do fazer científico
Possível sinal de atividade biológica em Vênus é visto com empolgação, embora muitas ressalvas sejam necessárias
Pandemia reforça necessidade de apoio aos jovens pesquisadores
Cientistas mais jovens precisam de mais mentoria, conectividade e de oportunidades de financiamento, além de participação em eventos
Projeto de lei ameaça atividades científicas no Estado de São Paulo
De acordo com o colunista, proposta de confisco de “sobras orçamentárias” pode comprometer autonomia das universidades estaduais paulistas
“Dirigismo” na pós-graduação nos EUA pode prejudicar pesquisa em ciência básica
Paulo Nussenzveig fala sobre as implicações da mudança na concessão de bolsas nos EUA, que podem reduzir oportunidades dos que necessitam de liberdade acadêmica
Quais são os riscos da cultura do cancelamento para a ciência
Cientistas devem se pautar pela validação de hipóteses por meio de evidência, sem tentar silenciamento de ideias
O que a ética do consequencialismo tem a ver com os cientistas
Convicções éticas podem se aproximar ou se afastar de correntes importantes de pensamento
A criatividade que se mantém com a idade
Experimentos mostram como é a relação do ser humano com a criatividade ao longo da vida
Com mobilização, cientistas se engajam na luta contra o racismo
Em 10 de junho, atividades científicas foram interrompidas em defesa das vidas de negros
John Horton Conway deixou contribuições importantes para a matemática
Paulo Nussenzveig comenta trabalho de matemático a respeito de pesquisas sobre teoria de grupos, topologia, teoria de números, geometria, álgebra e teoria combinatória dos jogos
Movimentos contra vacinação usam redes para difundir teorias anticiência
Tecnologia é usada por adversários das campanhas de vacinação para disseminar visões anticientíficas e danosas à saúde pública
Todo conhecimento científico é necessário no combate à pandemia
Há necessidade de investimento em todas as áreas do conhecimento científico, inclusive nas de ciências sociais e humanidades
Fazer ciência exige espírito crítico, mas também paixão e resiliência
Por mais que cientistas estejam convencidos de alguma ideia, é necessário buscar evidências para sua validação
Phil Anderson demonstrou que “mais é diferente” na Física
Físico apontou que, em sistemas com grande número de partículas, simetrias fundamentais podem ser quebradas
Pandemia de covid-19 exige que cientistas mantenham postura responsável
Desafio está no modo como a ciência percebe a doença e na forma de divulgar conteúdo científico sobre o tema
Freeman Dyson defendeu inconformismo para revolucionar a ciência
Fisíco e matemático inglês destacava que revoluções científicas surgiam a partir de conceitos e tecnologias completamente novos