
Manhã com Bach - USP
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Manhã com Bach #151: “Oratório de Natal” dá ênfase ao elemento lírico
Bach supre carência de eventos trágicos com versos líricos sobre o nascimento de Cristo, diz Philipp Spitta

Manhã com Bach #150: “Oratório de Natal” requer pelo menos dez instrumentos
As seis partes da obra utilizam instrumentos como trompa, trompete, tímpano, oboé, flauta, violino e viola

Manhã com Bach #149: “Oratório de Natal” tem profusão de formas musicais “arrebatadoras”
Nessa obra, Bach se reafirma como grande mestre da retórica, afirma o jornalista suíço Franz Rueb

Manhã com Bach #148: “Oratório de Natal” foi composto para seis dias de festas
Primeira apresentação da obra ocorreu entre o Natal de 1734 e a Epifania, celebrada em 6 de janeiro de 1735

Manhã com Bach #147: “Oratório de Natal” traz exemplos de paródia musical
Obra que tem como personagem o herói greco-romano Hércules é reutilizada na composição sobre o nascimento de Cristo

Manhã com Bach #146: Oratório de Bach é a mais sublime música de Natal de todos os tempos
Criada em 1734, em Leipzig, obra dividida em seis partes narra musicalmente o nascimento de Jesus Cristo

Manhã com Bach #145: “Manuscrito Möller” revela interesses musicais do jovem Bach
Caderno do início do século 18 mostra também músicos que influenciaram o compositor no início da sua carreira

Manhã com Bach #144: “Manuscrito Möller” preserva 11 obras de juventude de Bach
Datado do início do século 18, caderno traz partituras de 54 músicas de diferentes compositores

Manhã com Bach #143: Obra para cravo solo, “Concerto Italiano” simula uma orquestra
Composição tem influência da música de Vivaldi, com três movimentos em que se alternam trechos orquestrais e passagens solo

Manhã com Bach #142: Separados por dois séculos, Lutero e Bach têm “estreita sinergia”
Líder da Reforma Religiosa do século 16 – que completa 505 anos – exerceu profunda influência no compositor

Manhã com Bach #141: Cantata é inspirada em tradicional hino do protestantismo alemão
Criada em 1725, composição está baseada em obra do teólogo e compositor alemão Joachim Neander, do século 17

Manhã com Bach #140: Criado para festa de casamento, “Quodlibet” é alegre e irreverente
Obra de juventude de Bach está ligada a gênero sarcástico surgido na Europa no século 15

Manhã com Bach #139: Árias de Bach revelam cotidiano da família do compositor
Obras publicadas no “Livrinho de Teclado para Anna Magdalena Bach” eram executadas por Bach, sua esposa e filhos

Manhã com Bach #138: Canções de Bach foram compostas para uso doméstico
Obras presentes no “Musicalisches Gesang-Buch”, de George Schemelli, eram cantadas nas reuniões da família Bach

Manhã com Bach #137: Músicas de Bach foram tocadas nos funerais da rainha Elizabeth II
Despedidas à mais longeva soberana britânica incluíram a execução de quatro obras do compositor alemão

Manhã com Bach #151: “Oratório de Natal” dá ênfase ao elemento lírico
Bach supre carência de eventos trágicos com versos líricos sobre o nascimento de Cristo, diz Philipp Spitta

Manhã com Bach #150: “Oratório de Natal” requer pelo menos dez instrumentos
As seis partes da obra utilizam instrumentos como trompa, trompete, tímpano, oboé, flauta, violino e viola

Manhã com Bach #149: “Oratório de Natal” tem profusão de formas musicais “arrebatadoras”
Nessa obra, Bach se reafirma como grande mestre da retórica, afirma o jornalista suíço Franz Rueb

Manhã com Bach #148: “Oratório de Natal” foi composto para seis dias de festas
Primeira apresentação da obra ocorreu entre o Natal de 1734 e a Epifania, celebrada em 6 de janeiro de 1735

Manhã com Bach #147: “Oratório de Natal” traz exemplos de paródia musical
Obra que tem como personagem o herói greco-romano Hércules é reutilizada na composição sobre o nascimento de Cristo

Manhã com Bach #146: Oratório de Bach é a mais sublime música de Natal de todos os tempos
Criada em 1734, em Leipzig, obra dividida em seis partes narra musicalmente o nascimento de Jesus Cristo

Manhã com Bach #145: “Manuscrito Möller” revela interesses musicais do jovem Bach
Caderno do início do século 18 mostra também músicos que influenciaram o compositor no início da sua carreira

Manhã com Bach #144: “Manuscrito Möller” preserva 11 obras de juventude de Bach
Datado do início do século 18, caderno traz partituras de 54 músicas de diferentes compositores

Manhã com Bach #143: Obra para cravo solo, “Concerto Italiano” simula uma orquestra
Composição tem influência da música de Vivaldi, com três movimentos em que se alternam trechos orquestrais e passagens solo

Manhã com Bach #142: Separados por dois séculos, Lutero e Bach têm “estreita sinergia”
Líder da Reforma Religiosa do século 16 – que completa 505 anos – exerceu profunda influência no compositor

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Criada em 1725, composição está baseada em obra do teólogo e compositor alemão Joachim Neander, do século 17

Manhã com Bach #140: Criado para festa de casamento, “Quodlibet” é alegre e irreverente
Obra de juventude de Bach está ligada a gênero sarcástico surgido na Europa no século 15

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Obras publicadas no “Livrinho de Teclado para Anna Magdalena Bach” eram executadas por Bach, sua esposa e filhos

Manhã com Bach #138: Canções de Bach foram compostas para uso doméstico
Obras presentes no “Musicalisches Gesang-Buch”, de George Schemelli, eram cantadas nas reuniões da família Bach

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